Dia Mundial da Voz é comemorado com orientações para educadores e comunicadores
(Foto: Genival Silva)
Equipe multiprofissional compartilha informações sobre os cuidados com a saúde vocal
Rouquidão, falhas, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta podem comprometer a comunicação e a qualidade de vida das pessoas. A indicação é consultar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
Essa e outras orientações sobre prevenção, problemas e os cuidados necessários para uma boa saúde vocal foram abordadas durante roda de conversa, realizada nesta terça-feira (16), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca, pela coordenação de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Dia da Voz, comemorado nesta data.
Profissionais da educação e comunicadores foram os públicos-alvo da ação, que contou com a participação de uma equipe multiprofissional das áreas de fonoaudiologia, otorrinolaringologia, nutrição, educação física e psicologia.
Segundo Luana Amorim, fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a proposta da roda de conversa com a vários profissionais, tem o objetivo de chamar a atenção para a saúde integrada do trabalhador.
“Uma das nossas tarefas é sensibilizar o público-alvo para o pensar na integralidade do indivíduo. Os cuidados com a voz passam pelo bom funcionamento de todo o organismo. Por isso reunimos profissionais de diferentes áreas, mas que atuam na promoção da saúde”, destacou.
Na roda de Conversa, participaram os profissionais do Cerest: Christiano Ferreira, profissional de Educação Física; Luana Amorim, fonoaudióloga; Marcella do Carmo, psicóloga; Rosivânia Nascimento, fisioterapeuta do Cerest Estadual ; Gabriela Sóstenes – fonoaudióloga, representante do conselho Regional de Fonoaudiologia; Juliana Cardoso, nutricionista, e Nelson Quintino, otorrinolaringologista.
AÇÃO
E de acordo com Janyne Araújo, coordenadora de Saúde do Trabalhador, a atividade integra a programação desenvolvida durante todo o ano pela Prefeitura de Arapiraca, com ênfase neste mês, o Abril Verde, referente ao mês de prevenção a acidente de trabalho.
“A proposta do Cerest é envolver a sociedade, empresas e entidades de classe, na prevenção e alerta sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho. Além disso, estimular a cultura da prevenção à saúde do trabalhador de Arapiraca e da 7ª e 8ª Região de Saúde, assistidas pelo Município.
Prevenção, cuidados e tratamentos são temas abordados durante roda de conversa
(Fotos: Genival Silva)