Quitação da dívida dos agricultores possibilita abertura de crédito superior a R$ 4 milhões
(Foto: Samuel Alves)
Prefeito quita a dívida de mais de 600 agricultores com o Pronaf/BNB
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, finaliza nesta segunda-feira (18), o calendário de entrega dos boletos quitados de 616 agricultores, beneficiados com a Lei Municipal nº 3.309/2019, de 24 de setembro de 2018, da dívida contraída através da linha de crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A partir de hoje, todos os agricultores beneficiados estão adimplentes e podem captar novos recursos junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Durante a cerimônia, o prefeito Rogério Teófilo ainda apresentou outros benefícios conquistados com a quitação da dívida pelo município, a exemplo da liberação de valor superior a R$ 4 milhões, disponibilizados através da carteira de crédito do Pronaf/ BNB.
“Agora, os agricultores que estavam inadimplentes podem investir e crescer”, destacou o prefeito. Além da quitação da dívida, o processo abriu a possibilidade de novos financiamentos. E, com isso, também viabilizou a execução do convênio, em parceria como BNB, para a capacitação da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na área de elaboração de proposta de crédito rural. O objetivo é auxiliar o agricultor que deseja ter acesso ao recurso e investir na sua atividade produtiva.
João Aureliano, durante cerimônia de assinatura do termo de quitação da dívida
“Com a quitação da dívida, o município está cuidando, desde a adimplência dos agricultores, abertura de novos créditos, elaboração da proposta de crédito rural, com o acompanhamento técnico. Dessa maneira, nós estamos valorizando o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou Teófilo
O prefeito ainda reafirmou o seu compromisso com o setor, a partir de outras ações desenvolvidas pelo município, citando o trabalho de infraestrutura, com o calçamento de diversas comunidades rurais, a exemplo do Cangandu, Vila São Francisco, Bananeira e Sítio Fernandes, entre outras importantes obras que viabilizam o escoamento da produção.
Para João Aureliano Barbosa, agricultor da Vila São Francisco, que falou em nome do grupo, na cerimônia de assinatura do termo de quitação e entrega do comprovante de liquidação da dívida, o momento é de comemoração de uma conquista sonhada há anos. “Eu agradeço a Deus e ao prefeito, em nome do meu avô, da minha família e da comunidade onde moro, por essa ação que beneficia todos os agricultores de Arapiraca”, declarou.
Rogério Apolinário, gerente do BNB, destaca o pioneirismo de Arapiraca na etapa de quitação da dívida
“Esse momento reflete a missão do BNB, que é promover o desenvolvimento da nossa região, que valoriza a força de trabalho do agricultor. Por isso a felicidade em participar dessa ação, junto à Administração Municipal, pioneira nessa etapa de quitação da dívida dos agricultores e captação de recursos”, afirmou Rogério Apolinário, gerente do BNB.
Realizada no auditório da Casa da Cultura, no Centro, a cerimônia ainda contou com a presença de secretários municipais, a exemplo do Desenvolvimento Rural, Flávio Maurício; da superintendente a pasta, Fabiana Fontes; vereadores e entidades representativas da agricultura familiar.
(Fotos: Samuel Alves)