27 de março de 2019

Políticas públicas voltadas ao bem-estar do animal são debatidas em audiência

Lucas Ferreira

Os maus-tratos e políticas voltadas aos animais foram tema de audiência pública realizada, na tarde desta quarta-feira (27), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Arapiraca. Secretários do município participaram do encontro e apresentaram soluções para o problema.

Além do secretário de Saúde, Glifson Magalhães, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Várany Kélthone, e a superintendente do Meio Ambiente, Priscila Moura, a reunião contou com a participação do Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Arapiraca, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ONGs de proteção aos animais e a população convidada.

Lucas Ferreira

Os casos de violência contra animais e abandono têm aumentado na cidade, preocupando quem luta para a diminuição dos maus-tratos e a saúde pública, assim como destacou o secretário de Saúde, Glifson Magalhães. “Esse tema é de grande relevância, pois é importante falar do abandono e fico feliz ao ver o despertar da população sobre esse assunto. Temos grandes problemas com repasses de verba do Governo Federal ou da criação de programas voltados para os animais e, diante disso pensamos em algumas soluções para esse problema que é frequente em Arapiraca”, frisou o secretário.

“Estudamos o caso desde que assumi a secretaria e pensamos em algumas possibilidades de melhorias, como abrir uma chamada pública com um edital para clínicas veterinárias, controlar a natalidade e trazer mais as Ong´s de defesa animal mais pra perto da prefeitura. Já estamos capacitando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e há uma mobilização para correção dessas carências, mas precisamos da colaboração de todos”, completou Glifson Magalhães.

Por sua vez, a procuradora de Justiça, Viviane Karla, ressaltou a luta em relação as causas animais e a importância de falar sobre as dificuldades. Na oportunidade, a procuradora exaltou a preocupação do secretário de Saúde. “Esse é um problema que enfrentamos desde sempre e deve ser debatido com toda a população, pois a vida animal é muito importante também, principalmente quando relacionada à saúde pública. O Glifson foi o primeiro secretário a ouvir os problemas da causa animal e gostaria de parabenizar. Esse momento, essa audiência é um marco para a causa”, disse a procuradora.

“Hoje é um dia muito importante para nós que fazemos parte da gestão municipal, pois é um tema que temos uma grande deficiência de políticas públicas nacionais. Não estamos aqui por obrigação e sim pelo compromisso. Nosso objetivo é trazer soluções que tragam eficiência e sejam colocadas em prática”, afirmou Priscila Moura, superintendente do Meio Ambiente.

(Fotos de Lucas Ferreira)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *