“Democracia e Saúde” é tema de encontro preparatório para a 8ª Conferência Municipal de Saúde
Lucas Ferreira
“Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” foi o tema principal do Encontro Preparatório da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Arapiraca (Comusa), realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e parceria com o Conselho Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira (19), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).
O evento tem o objetivo de apresentar o tema central e os eixos da 8ª Comusa; mobilizar a participação dos segmentos representativos da sociedade; e esclarecer o processo de credenciamento dos delegados da conferência.
Neste momento de preparação, o público alvo: gerentes de Unidades Básicas de Saúde e Centros Especializados; representantes dos usuários; conselheiros municipais de saúde, assistentes sociais; comissão organizadora e representantes de entidades e associações.
“O objetivo é mobilizar e envolver a população arapiraquense nesse importante espaço de participação social”, ressaltou Emmanuelle Costa, superintendente municipal de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa e membro da Comissão Organizadora.
Na cerimônia de abertura, também estiveram presente: Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde; Rodrigo Lopes da Costa, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Alzenir de Almeida, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde; Jarbas Ribeiro, professor da Universidade Federal de Alagoa (Ufal); e Emmanuelle Costa, superintendente municipal de Planejamento Estratégico.
“Feliz em ver o auditório cheio e plural, com representatividade de várias áreas e classes”, destacou Glifson Magalhães. O secretário ainda recomendou que se pense a saúde de maneira macro, mas sem descuidar das prioridades, estratégias e particularidades do município.
PALESTRAS
Para ministrar a palestra “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, Jarbas Ribeiro, professor da Ufal, mestre em enfermagem e doutorando em Saúde Pública. E na sequência do evento, apresentação da metodologia de realização da 8ª Comusa.
CONFERÊNCIA
A Conferência Municipal de Saúde está programada para os dias 9 e 10 de abril, no Levinos Hall, e se configura como fórum legítimo de discussão, que visa mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade, acerca da saúde como direito de todos. E, ainda, pretende fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação popular.
(Fotos: Lucas Ferreira)