25 de fevereiro de 2019

Prefeitura promove ações de prevenção às ISTs e acidentes de trânsito no Carnaval

Lucas Ferreira

GBarbosa recebeu as ações na tarde desta segunda-feira (25)

Durante o período carnavalesco, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/ Aids) em empresas do município. O trabalho está sendo executado pela equipe de Promoção à Saúde.

A programação teve início no dia 18 de fevereiro com uma palestra sobre prevenção de acidente no trânsito, apresentação do Grupo de Educação em Saúde da Promoção da Saúde (GESPS) sobre a marchinha educativa em relação as ISTs. O objetivo é tirar dúvidas dos colaboradores e clientes que trabalham em estabelecimentos de Arapiraca. A equipe também aproveita para apresentar os serviços ofertados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Durante toda a semana, os colaboradores e clientes de cerca de oito empresas receberão marchinha pré-carnavalesca com temáticas de prevenção e orientação, testes e entrega de preservativos. As atividades são idealizadas pelo GESPS e encerram na sexta-feia (01).

Lucas Ferreira

O secretário de saúde, Glifson Magalhães, destacou a importância das atividades realizadas nas empresas do município. “A Secretaria de Saúde de Arapiraca através da Promoção da Saúde exerce um papel fundamental de prevenção, pois, a partir do momento que conseguimos conscientizar a população sobre formas seguras de se relacionar com o ambiente, onde neste caso, o trânsito, através de uso de equipamentos de proteção e o não uso de bebidas alcoólicas”, disse. “Então, atuamos de modo a possibilitar a qualidade de vida da população e a redução do custo de despesas no SUS, como custos hospitalares com cirurgias pós acidentes, como também, pós cirúrgico, as despesas com medicamentos e reabilitação”, concluiu o secretário.

PREVENÇÃO

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão de IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde de Arapiraca. Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *