Multidão de devotos participa do encerramento da Festa da Padroeira
Uma multidão de devotos de Nossa Senhora acompanha o cortejo da santa (Foto: Ana Cavalcante)
No meio da multidão que acompanhou o cortejo em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, na tarde deste sábado, 2 de fevereiro, exemplos de fé, devoção e milagres se misturavam à tradição da comemoração ao dia da santa.
Organizada pela Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, a Festa da Padroeira aconteceu no período de 20 de janeiro a 2 de fevereiro. A programação, iniciada com uma carreata pelas ruas da cidade e bênção aos motoristas, seguiu os dias com orações, louvores, recitação de terço, apresentações culturais e ladainhas.
No percurso da cavalgada, fiéis tocam a réplica da padroeira (Foto: Samuel Alves)
O encerramento das atividades foi marcado pela chegada da cavalgada, formada por cerca de 200 cavaleiros e amazonas da Associação dos Criadores de Cavalos de Cela de Arapiraca (Acesa), que trouxe da cidade de Bom Conselho/PE a réplica da imagem da santa. Na sequência, os fiéis acompanharam a procissão, celebração eucarística e show religioso, em frente à Concatedral, no Lago Dom Fernando Gomes, Centro da cidade.
A participação da Festa da Padroeira é descrita com emoção pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora do Bom Conselho. “Há 45 anos moro em Arapiraca e participo das festividades. Para mim, ver a chegada da Santa é um momento de muita emoção, principalmente por ter alcançado graças”. A declaração é da aposentada Maria Mercedes, 87 anos, que este ano não pôde acompanhar o trajeto da procissão, por recomendação médica, mas fez questão estar presente na celebração eucarística.
Entre os devotos, dona Maria (branco), que há 46 anos participa das festividades
(Foto: Ana Cavalcante)
A dona Maria viu a saída da procissão e ficou aguardando o seu retorno, sentada em uma cadeira, na frente do palco, montado para a celebração da missa. Enquanto Ediluza dos Santos, 46, seguiu o percurso pelas principais ruas do Centro, descalça, rezando e cantando. Ela explica que é desse jeito que participa do cortejo, há oito anos.
Ediluza dos Santos acompanha a procissão, descalça, para agradecer milagre (Foto: Lucas Ferreira)
“Eu vim direto do trabalho para acompanhar Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse já é o oitavo ano que venho descalça para pagar uma promessa. É a maneira que escolhi para agradecer um milagre da santa em minha vida”.
A Festa da Padroeira, além de ser um evento religioso, também é cultural. As irmãs Maria Elma de Sá, 93 anos, e Maria Emide de Sá, 67, irmãs do radialista, teatrólogo e artista plástico José de Sá, falecido em 2017, lembram da atuação da família no processo de valorização da cultura de Arapiraca.
Emide e Elma de Sá seguem tradição da família e participam de toda a programação da padroeira
(Foto: Ana Cavalcante)
“Confesso estar muito emocionada. E talvez me faltem palavras para expressar o meu sentimento, diante de tão bela solenidade, que muito faz recordar o meu irmão Zé de Sá, incentivador das manifestações culturais de Arapiraca, a exemplo do pastoril, presente nas festividades religiosas”, declarou Maria Emide de Sá. Ela ainda declarou que todos os anos participam da programação completa da Festa da Padroeira.
Presente na solenidade, o prefeito Rogério Teófilo, acompanhado da primeira-dama, a médica Lúcia Cajueiro Teófilo, parabenizou o padre Antenor Montenegro, pároco da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, pela realização do evento.
Prefeito participa da cerimônia e recebe a santa, ao lado de religiosos (Foto: Samuel Alves)
Teófilo ainda destacou a demonstração de fé da população. “A fé do povo arapiraquense está sendo mostrada por essa multidão, que acredita em Nossa Senhora e em Jesus Cristo. Parabenizo o padre Antenor pela felicidade de realizar um grande evento religioso em nossa cidade”, afirmou Rogério Teófilo.
(Fotos: Ascom Prefeitura de Arapiraca)