22 de janeiro de 2019

Prefeitura apresenta projeto de atualização do sistema tributário do Município

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(Fotos: Genival Silva)

Na manhã desta terça-feira (22), na sala de reuniões do Centro Administrativo, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria da Fazenda, apresentou o projeto de atualização do sistema tributário para um grupo de representantes de entidades do Município.

A reunião, solicitada pelo prefeito Rogério Teófilo, teve o intuito de esclarecer aos presentes a finalidade da atualização do serviço, que passa a funcionar a partir do próximo dia 29, de  forma integrada com as áreas contábeis e de notas fiscais.

“A mudança significa um avanço para o Município. O objetivo é facilitar a vida dos profissionais da área contábil e  dos contribuintes. Através da plataforma online, uma série de serviços relacionados à Secretaria da Fazenda estarão disponíveis e de maneira simplificada e ágil”, destacou Rogério Teófilo.

Entre os serviços estão  a emissão de certidões, segundas vias de impostos, taxas e débitos, IPTU, ISS Autônomo, TLF e ITBI. O sistema online foi apresentado por Simone Alves, gerente de Projetos de TI da Abaco Tecnologia da Informação, empresa responsável pelo projeto, com a participação do  secretário da Fazenda, Fernando Lôbo, e técnicos da pasta.

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Entre os representantes das entidades presentes, Jordão Vieira, presidente da  Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), destacou a importância do avanço.

O sistema apresentado muda radicalmente para melhor a vida do contabilista  e do contribuinte. O contador vai poder obter todos os serviços pertinentes às empresas e de forma  online, sem demora.Um grande avanço que vai beneficiar, além da classe contábil, o empresariado, o prestador de serviço, o comerciante”, ressaltou.

Também acompanharam a apresentação, representantes do Sebrae/AL, CDL, Procuradoria Geral do Município, Fecomércio /Sesi/Sanai, SMDTUR, Análise Contábil e Audicon.

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O secretário da Fazenda explica que para o funcionamento do sistema  há necessidade de um período para a atualização. Por isso, desta quarta-feira (23), a partir das 14h, até a próxima segunda-feira (28), os serviços abaixo serão paralisados, temporariamente:

Emissão de Certidões;

Emissão de Guias vencidas e a vencer;

Emissão de taxas de Cemitério;

Emissão de taxas de Feiras e Mercados;

Parcelamentos de Débitos;

Compensação;

Restituição;

Cadastro de Empresas;

Cadastro de Imóveis;

Processos de ITBI;

Emissão de Situação Cadastral;

Parcelamentos de Débitos em Foro.

Já em relação a emissão de Nota Fiscal Eletrônica,  seguirá funcionando normalmente através do link nota.arapiraca.al.gov.br. Este serviço será incorporado ao sistema integrado a partir do dia 4 de fevereiro.