25 de janeiro de 2019

Leia Mulheres: primeiro encontro de 2019 aborda a literatura negra

Se ainda há pouco espaço para a literatura feminina – o que vem mudando o cenário, ao passo que mais e mais clubes de leitura brotam Brasil adentro –, imagine a literatura feita por mulheres negras.

Para trabalhar melhor esta questão, o Leia Mulheres Arapiraca pensou em trazer já na esteira do início do ano um livro poderoso: o “Olhos d’Água”, da mineira Conceição Evaristo.

Leia

Conceição foi recentemente cotada para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) (Foto: Cortesia)

O encontro do mês acontecerá neste sábado (26) na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) às 15h30. Ele é aberto a todos e todas e acolhe também quem não leu a obra. O debate é o ponto-chave.

O livro, lançado em 2014, trata de diversos contos sobre o universo negro no Brasil, com enredos arrebatadores. Não à toa Conceição foi recentemente cotada para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), ela que é mestra em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada.

No fim de 2018, durante a 1ª Feira Literária de Arapiraca (Fliara), o Leia Mulheres Arapiraca, além de participar de uma das mesas-redondas ao lado das poetas Marta Eugênia e Arriete Vilela, fez uma linda exposição no primeiro dia, intitulada “A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres”.

A máxima é justamente da militante dos movimentos feminista e afro Conceição Evaristo. A mostra fazia uma singela homenagem a escritoras negras, como a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie; as brasileiras Carolina Maria de Jesus e a própria Evaristo; a peruana Victoria Santa Cruz; e a estadunidense Angela Davis, idealizado junto com a União Agreste Livre (UAL).