22 de janeiro de 2019

Janeiro Branco: município promove atividades para profissionais da saúde

O mês de janeiro é dedicado à conscientização da importância do cuidado com a saúde mental. Com base nessa proposta, a Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca (Raps) e o Conselho Regional de Psicologia preparou uma tarde para os profissionais da saúde do município.

A Campanha “Quem cuida da mente, cuida da vida” serve para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, o que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes. Foi com esse tema que os cerca de 50 técnicos do município receberam atividades de relaxamento nesta terça-feira (22), no auditório do Centro de Referência Integrada (Cria).

Lucas Ferreira IMG_0516

“Durante todo o mês estão acontecendo atividades voltadas para a promoção à saúde mental em todas as unidades e hoje promovemos a tarde de cuidado ao cuidador para os nossos profissionais. A saúde mental, psicológica e emocional é tão importante quanto a saúde física e, por isso, priorizamos os nossos técnicos da saúde”, fundamenta Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca (Raps).

As orientações para manutenção de uma vida mental saudável incluem atividades simples que podem parecer difíceis na correria cotidiana. É necessário buscar um tempo para si, para aliviar a mente das atividades que desgastam o psicológico todos os dias. Meditação e psicoterapia são práticas que podem ajudar a sair de um contexto problemático e buscar o autoconhecimento.

Programação

De 22 a 31 de Janeiro, a programação ganha destaque, com ações pontuais em locais específicos, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde, espaços públicos e Centros Especializados. Mas o assunto é trabalhado o ano inteiro pela Raps, que organiza, mensalmente, o Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad), aberto à sociedade. E atua em parceria com diferentes segmentos, a exemplo de desenvolvimento social, educação e esporte.

Para a realização das ações, a coordenadora cita setores da Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo do Caps, Caps AD, Nasf, Cerest, Promoção da Saúde, Programa de Tuberculose e Hanseníase. Além do apoio da subsede do Conselho Regional de Psicologia.

Data                Ação Facilitador Público Local
22/01 Cuidando do cuidador: proporcionando saúde mental e bem-estar Conselho Regional de Psicologia Servidores municipais do Caps, Caps AD, Nasf, Cerest e Programa de TB e Hanseníase Auditório do CRIA
25/01 Caminhada e Ação Atenção Especializada, coordenação da Raps,  de Tuberculose e Hanseníase, Cerest, Nasf, Promoção da Saúde e Conselho Regional de Psicologia Servidores municipais e sociedade Bosque das Arapiracas
30/01 Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad) Coordenação do Raps, Cerest, Psicóloga Acácia Dantas, coordenação de TB e Hanseníase Intersetorial, professores e supervisores da Secretaria de Educação  e Esporte Auditório do CRIA
31/01 Ação Social Festa da Padroeira Equipe da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, coordenação do Raps, gerente e equipe Caps Nise da Silveira Usuários do Caps e sociedade Salão Paroquial da Concatedral