Arapiraca debate principais necessidades das crianças no I Seminário da Primeira Infância
Um assunto de bastante relevância foi debatido com muito afinco nesta quarta-feira (19), e o Planetário Municipal Casa da Ciência recebeu diversas pessoas para discutir as principais necessidades das crianças arapiraquenses no I Seminário da Primeira Infância.
Estiveram presentes no evento, a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, a representante da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Gilvânia Barros, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Anadja Gomes, a assessora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Cícera Pinheiro, a superintendente de Desenvolvimento Social, Fabrísia Amaral, e a coordenadora do Programa Criança Feliz, Gineide Castro.
O prefeito Rogério Teófilo destacou a importância desse evento para o processo de desenvolvimento infantil no município, agradecendo também pela contribuição dos técnicos pela execução do Programa Criança Feliz.
“Nesse primeiro seminário, a gente pode observar todo esse processo de fixação e determinação da gestão em trabalhar essas crianças nas creches, escolas e nas Unidades Básicas de Saúde. Esse é um compromisso firmado pela Prefeitura de Arapiraca, o de trabalhar os cuidados da criança de 0 a 6 anos, e é essa a responsabilidade do município. Agradeço os esforços desses técnicos, que são pessoas abnegadas que querem transformar a cidade de Arapiraca numa verdadeira criança feliz. Nós precisamos da capacidade intelectual e conhecimento dos técnicos para contribuir no crescimento da nossa cidade”, destacou o gestor municipal.
Entendendo o momento vivido por Arapiraca, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Anadja Gomes, apontou a execução do Criança Feliz e a real significância de todos os agentes para a sensibilização das famílias para que haja o sucesso do programa.
“A gente precisa fortalecer essa rede de cuidados com relação à criança e ao adolescente, e eu sei que Arapiraca tem feito o seu dever de casa, mas que a gente precisa de mais, nós precisamos continuar avançando. É preciso que nós, como agentes públicos, consigamos sensibilizar essas famílias quanto a sua participação e responsabilidade nesse processo, pois não existe adulto feliz sem ter sido uma criança feliz, e esse é o nosso papel”, indicou a secretária.
Durante todo o evento, diversas temáticas foram abordadas, confira:
– Mesa Redonda: “Primeira Infância: o futuro é agora”
– A Primeira Infância no SUAS e a intersetorialidade – Ely Harasawa;
– Estruturação do PCF: Desafios, Ações Estratégicas e Perspectivas – Gineide Castro;
– Visitas Domiciliares: Tecendo Vivências – Marina Maria da Conceição;
– Mesa Redonda: “Programa Criança Feliz: Cuidado Integral e Integrado na Primeira Infância”;
– O impacto do cuidado integral e integrado na Primeira Infância – Luzia Laffite;
– O PCF e seu impacto no País;
– Mesa Redonda: “Boas Práticas para a Promoção do Desenvolvimento Integral na Primeira Infância”;
– Possibilidades e desafios do trabalho social com famílias e Primeira Infância no âmbito do SUAS – Elisberlânia Correia da Silva;
– Desenvolvimento da criança com deficiência e a importância da estimulação precoce – Amanda Bertoldo.