Projeto diagnóstico de nascentes na bacia do Rio Perucaba é apresentado em Arapiraca
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a Embaúba Ambiental começaram com o planejamento para a realização de mais obras de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Perucaba em Arapiraca e região. A apresentação do projeto diagnóstico de nascentes foi realizada na tarde de ontem, no auditório do planetário Municipal de Arapiraca e Casa da Ciência.
“A reunião de ontem foi para apresentar o plano de recuperação ambiental das nascentes que a empresa cadastrou em Arapiraca que fazem parte da Bacia do Rio Perucaba. Apresentamos o projeto para poder público, comitê de bacia e proprietários de nascente e, após a reunião, apresentamos para cada proprietário os planos de recuperação ambiental de suas nascentes. Serão feitos os levantamentos de todas as nascentes na região e apontando aquelas em condições de recuperação, obedecendo as questões técnicas”, ressalta Maria Lyra, mobilizadora social da empresa.
O projeto é gerido pela AGB Peixe Vivo que é a agência de execução do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e refere-se a realização do levantamento de pelo menos 150 nascentes em cada uma das bacias. A Bacia do Rio tem presente em seus limites parte ou totalidade dos seguintes municípios: Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, São Sebastião, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e Penedo e da Bacia do Rio Perucaba os municípios: Girau de Ponciano, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Igreja Nova e Penedo.
Durante o levantamento será feita uma descrição da situação da nascente, como por exemplo, volume de água, presença de vegetação, entre outros para a proposição da recuperação e proteção das mesmas caso seja aprovado.
(Fotos de Lucas Ferreira)