Profissionais da Educação recebem capacitação sobre Distrofia Muscular de Duchenne
Como forma de orientar quanto a acessibilidade e o tratamento que deve ser dado a alunos com Distrofia Muscular Duchenne, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta quarta-feira (28), uma palestra sobre a doença degenerativa para profissionais da Educação do município.
O encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrada (CRIA), teve como principal objetivo disseminar informações para os profissionais e aprendizado sobre como identificar os possíveis pacientes com DMD, princípios de tratamento e, além de tudo, a quebra de paradigmas. Cerca de 50 profissionais estiveram presentes.
A capacitação foi ministrada pela fisioterapeuta, Eduarda Luna, que apresentou as fases do desenvolvimento de uma criança e quais os sinais podem identificar a presença da doença. “O objetivo da palestra é ensinar o que é a distrofia muscular e como o professor pode ter um olhar diferenciado sobre esse estudante em sala de aula para ajudar os pais a procurarem especialistas e chegarem ao diagnóstico, além de garantir a inclusão das crianças junto aos demais. Educadores precisam conhecer a DMD para que, ao reconhecerem os sinais da doença em uma criança, possam alertar para a possibilidade de ela ser portadora e contribuir para o diagnóstico precoce”, explicou a palestrante.
Segundo ainda Eduarda Luna, pessoas diagnosticadas com a DMD terão suas vidas normais, poderão estudar e trabalhar. O principal sintoma da Distrofia Muscular de Duchenne, que deve ser observado pelos professores na criança, é a fraqueza muscular severa que começa em membros inferiores e evolui. “Crianças que têm quedas frequentes, só andam ou correm na ponta dos pés, crianças com dificuldades para subir escadas, para se levantar do chão e para acompanhar os coleguinhas nas atividades diárias podem ser diagnosticadas com a doença”, apontou.
Outras distrofias musculares também foram apresentadas aos educadores como forma de conscientização.
Distrofia Muscular de Duchenne
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença degenerativa rara, caracterizada por uma desordem genética que impede a formação da proteína distrofina, responsável pela integridade das fibras musculares. Causa enfraquecimento progressivo da estrutura muscular, de forma a comprometer primeiramente quadris, pelve, coxas e ombros, e, posteriormente, o músculo esquelético, até afetar pulmões e coração.
A detecção precoce da DMD é fundamental para o acompanhamento do paciente, que pode suavizar satisfatoriamente a progressão da doença.
(Fotos de Lucas Ferreira)