6 de novembro de 2018

Prefeitura reúne nutrizes na comemoração dos 10 anos do Banco de Leite

mãe

(Foto: Samuel Alves)

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, em comemoração aos 10 anos do Banco de Leite Humano Ivete França (BLH), completados no último dia 29 de outubro,  promove um “Chá da Tarde” com nutrizes doadoras, nesta quinta-feira (8), às 15h, na própria unidade.  

“O singelo momento comemorativo  é uma forma de agradecer a colaboração dessas mulheres”, destacou Epoliana Garrote, gerente do BLH. O órgão é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internos das unidades de terapia intensiva das maternidades de Arapiraca.

Atualmente, o BLH conta com a doação de 36 nutrizes, regularmente cadastradas. Apesar do número, a quantidade arrecadada do alimento é considerada pequena para suprir o estoque e atender a demanda. A gerente explica que para compor o elenco de nutrizes do BLH é simples.

“A gente faz um cadastro dessa doadora após avaliar os exames que ela fez durante o pré-natal. E no próprio banco de leite também são realizados exames rápidos de sorologia, que detectam se ela está apta para a doação”, explicou.

blh2

(Foto: Samuel Alves)

Quem pode ser doadora de leite?

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade para o seu bebê, o que possibilita que sejam doadoras. Além de apresentar excesso de leite, a mulher deve ser saudável e não usar medicamentos que interfiram na amamentação.

No caso de Arapiraca, essa doação pode ser realizada no próprio BLH, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, ou solicitando o atendimento domiciliar. Com o  leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de se desenvolver melhor, diminuindo o tempo de internação.