Prefeito inaugura escola na comunidade quilombola da Vila Pau D´Arco
Após cerimônia de inauguração, Teófilo visita todos os ambientes da nova escola e conversa com professores e alunos
(Foto: Samuel Alves)
No Dia da Consciência Negra, a Administração Municipal presta homenagem a uma professora que dedicou a sua vida à educação da Comunidade Remanescente de Quilombo, na Vila Pau D´Arco, zona rural de Arapiraca. E inaugura, nesta terça-feira (20), unidade escolar com o seu nome, a Escola de Ensino Fundamental Maria Pastoura de Melo.
Um espaço moderno, amplo e confortável foi entregue à comunidade. E, a partir de hoje, passa a acolher 140 crianças da creche e pré-escola, com idades de 2 a 5 anos e 11 meses. A escola conta com seis salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cantinho da leitura, além de banheiros, secretaria, sala de professores e área de serviço.
Amanda Almeida acompanha o seu filho Davi no primeiro dia de aula
(Foto: Samuel Alves)
“O meu filho começou a estudar hoje. Aqui no Pau D´Arco só tinha uma escola para os maiores. E agora, nossos pequenos também terão a oportunidade de aprender, aqui mesmo na nossa comunidade. Por isso é tão importante essa inauguração”, declarou Amanda Almeida, mãe de Davi Marques, 5 anos, presente na cerimônia, demonstrou alegria em ter um escola para as crianças, na própria comunidade.
Prefeito presta homenagem a família da Professora Maria Pastoura
(Foto: Samuel Alves)
Teófilo ressaltou que a homenagem valoriza o relevante papel social e educacional da professora, na comunidade. “Liberdade. Maria Pastoura, no dia da Consciência Negra, significa isso. Uma professora que pregou a liberdade e o conhecimento. Nós estamos homenageando o Pau D´Arco, uma comunidade Quilombola, com essa nova escola, Escola Professora Maria Pastoura, escola da Liberdade”, destacou o prefeito.
“A nossa família está muito prestigiada e agradecida pela homenagem do prefeito Rogério Teófilo. Por ela ter sido uma pessoa muito prestativa com as pessoas da comunidade e incentivadora do crescimento, através da educação”, declarou Adriane Rodrigues de Melo, filha da professora Maria Pastoura.
Grupo Pérola Negra se apresenta para o público na inauguração
(Foto: Samuel Alves)
A solenidade de inauguração contou com a apresentação cultura do Grupo Pérola Nega, da comunidade quilombola Pau d’Arco, que enfatiza a dança e as raízes afrodescendentes. E além da presença do prefeito Rogério Teófilo, acompanhado da primeira-dama, a médica Lúcia Teófilo Cajueiro, participaram a família da homenageada, secretários e técnicos municipais, vereadores, representantes da comunidade, a imprensa local, pais e alunos da nova escola.
(Fotos: Samuel Alves)