19 de novembro de 2018

Fliara revela escritora mirim em Piquenique Literário

WhatsApp Image 2018-11-19 at 00.58.38 (2)

Kiara Araújo apresenta o seu livro  para as crianças, durante a Fliara

(Foto: Ana Cavalcante)

Embaixo de uma árvore, sentada na toalha estampada e cercada de livros, Kiara Araújo de Farias, 9 anos, aluna do 4º ano, apresentou a sua obra para o público infantil, durante o Piquenique Literário, nos quatro dias da Feira Literária de Arapiraca (Fliara), e compartilhou a sua experiência de escritora e ilustradora.

Enquanto folheava o seu livro, ela descrevia, com desenvoltura, como se apaixonou pela arte da escrita e a motivação para continuar escrevendo. A autora de “A paz prevalece”, que trata da temática cyberbullying,  já vai lançar o seu segundo livro até o final do ano, intitulado de “ Futebol Inesquecível”, que aborda o feminismo.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 00.58.38 (4)

Sobre a sua participação na Fliara, a jovem escritora enxerga como uma oportunidade para apresentar o seu trabalho e, ao mesmo tempo, incentivar outras crianças e adolescentes a conhecerem e se apaixonarem pelo enriquecedor mundo da leitura e da escrita.

Kiara Araújo confessou nunca ter pensado em escrever, até participar de um projeto da escola, que a motivou. “Eu nunca tinha imaginado fazer um livro, mas com o incentivo da minha escola eu fiz e gostei, principalmente de passar alegria para outras pessoas. Por isso, eu quero continuar e inspirar outras crianças, que também podem se transformar em escritoras”, declarou Kiara Araújo.

Fliarinha  e Piquenique Literário

Na Fliara,  espaços foram criados especialmente para o público infantil, a Fliarinha e o Piquenique Literário,  onde várias  atividades foram realizadas . Com a proposta de incentivar o hábito da leitura e a criatividade dos pequenos, a programação também foi pensada para motivar a participação da família. Contações de histórias,  exposição de livros, encenações, construção coletiva, uso de fantoches, pinturas faciais e oficinas fizeram parte, encantaram crianças e adultos.

 

WhatsApp Image 2018-11-17 at 18.13.45

Crianças são apresentadas à literatura infantil em Piquenique Literário 

(Foto: Samuel Alves)

Durante apresentação “Contando e Cantando”, com a professora e contadora de histórias Helga Silveira e o músico Nardel Guedes, da Companhia Teatral Turma do Biribinha, um mundo mágico foi apresentado ao público presente. Encantados, os irmãos Emanoel Vitor, 6,  e Pedro Guilherme, 8, acompanharam todo os detalhes do espetáculo, apresentado no meio da praça, na Banca do Café Cabloco-Linho de Alagoas.

Mãe dos meninos, Maria Shirley Teixeira,  disse surpresa com as atividade da Fliara, destacando a contação de histórias como um das favoritas das crianças. “Os meninos ficaram encantados com a apresentação. Fico feliz que Arapiraca esteja realizando um evento desse porte. Nós precisamos de eventos culturais. Que essa seja a primeira de muitas feiras literárias”, enfatizou.

WhatsApp Image 2018-11-17 at 20.29.24

Contadora de histórias, Helga Silveira, encanta crianças e adultos com seu espetáculo

(Foto: Samuel Alves)

Sobre a arte de contar histórias, Helga Silveira confessou ser uma das atividades mais prazerosas que realiza. “A literatura é mágica, impacta, prende a atenção e  desperta a imaginação. Esse poder é o que alimenta o  desejo contínuo de estar sempre com as pessoas e apresentando o trabalho”,  pontuou a contadora de histórias.

WhatsApp Image 2018-11-17 at 18.54.37

Oficinas pedagógicas e construção de brinquedos  estimulam a criatividade das crianças na Fliarinha 

(Foto: Samuel Alves)

(Fotos: Samuel Alves)