Arapiraca sedia Audiência Pública de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Prefeito participa da mesa de abertura da audiência pública
(Fotos: Samuel Alves)
Debater estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil do município foi a pauta de audiência pública realizada nesta segunda-feira (26), pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).
A proposta da audiência é mobilizar, informar e sensibilizar os atores que atuam com a temática. Para isso, convida para a discussão o poder público, sociedade civil, comerciários, órgãos de defesa e de responsabilização da criança e do adolescente.
Presente na cerimônia, o prefeito destacou o importante serviço realizado pela secretaria de Desenvolvimento Social no combate ao trabalho infantil. E parabenizou os representantes dos órgãos presentes na audiência.
“Com esse evento, cria-se um novo leque de caminhos para o fortalecimento do trabalho realizado no município”, destacou. Teófilo ainda apontou a educação como o primeiro caminho a guiar crianças e adolescentes para um futuro melhor.
Anadja Almeida destaca o trabalho de apoio a crianças e adolescentes de Arapiraca
Perfil
Neste ano de 2018 o município intensificou as ações no sentido de construir o diagnóstico do perfil do trabalho infantil para atuar diretamente no foco do problema.
Durante a audiência foram apresentados ao público os dados colhidos no cadastro único e do serviço especializado em abordagem social, a partir da exploração do perfil, a exemplo de quem são, onde estão, a faixa de renda familiar, locais e o porquê trabalham.
“Esse perfil traçado vai nos ajudar no futuro diagnóstico para compor o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, que sairá a partir de propostas construídas coletivamente para prevenir e erradicar o trabalho infantil em nosso município”, pontuou Eliane Cicera Bezerra, coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
Programação
Na programação, além da apresentação das ações de 2018 e o perfil do trabalho infantil de Arapiraca, por Eliane Cicera Bezerra; palestra com o tema “Desafios e possibilidades da atuação intersetorial no enfrentamento ao trabalho infantil”, ministrada por Lidiane Galvão, militante da causa, há 10 anos, que destacou a experiência exitosa de Maceió.
A partir da lista de propostas construídas coletivamente, durante o evento, que serão avaliadas pela Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, visam a construção do plano municipal, destacou coordenadora do AEPETI.
Coordenadora apresenta Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Mesa
Entre os presentes na mesa de abertura, o prefeito Rogério Teófilo; a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida; da subsecretária Municipal de Saúde, Leiliane Sandrine; e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosana Queiroz; da Secretaria de Estado da Assistência e desenvolvimento Social (SEADES), Isarelle Damasceno; do Ministério do Trabalho, Dulciane Lemos; do Conselho Tutelar, Graça Oliveira e Lázaro da Silva; e a jovem do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), Lorrana Stefany.
(Fotos: Samuel Alves)