27 de novembro de 2018

Arapiraca sedia 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

IMG_5008

Arapiraca sedia o terceiro Ciclo de Capacitação da edição 2017-2020 do Selo Unicef, nesta terça-feira (27), no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, quando recebe representantes de 43 municípios alagoanos, que atuam com a proposta de fortalecer as políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes.

Desde o ano passado, o evento vem sendo executado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Educação e Esporte, com a participação de articuladores e mobilizadores do selo, além de técnicos e gestores municipais.

Nesta terceira etapa foram trabalhados os temas: Busca ativa escolar; Esporte seguro e exclusivo; trajetórias de sucesso escolar; indicadores de educação infantil (INDIQUE) e Panorama sobre a situação da sífilis no Brasil.

IMG_4972

De acordo com Verônica Bezerra, oficial de educação do semiárido do Brasil do Unicef, o evento visa a capacitação  sobre a metodologia e as ferramentas de monitoramento do Selo Unicef.

É uma alegria estar hoje em Arapiraca com a capacitação do Selo, que é a maior estratégia  da Unicef no Brasil, com a participação de 1.924 municípios, que aderiram ao nosso chamado, desenvolvendo ações nas áreas de saúde, educação, proteção, garantia de direitos, inclusão, a fim de melhorar os resultados que os municípios desenvolvem na agenda para a criança e o adolescente”, ressaltou.

IMG_4991

Para o prefeito Rogério Teófilo, a participação de Arapiraca na lista das cidades que recebem a capacitação ressalta a valorização da Administração Municipal na   garantia dos direitos desse público. “Agregar valor, dar condições de trabalho e melhorar o investimento para criança e adolescente na cidade de Arapiraca, envolvendo entes públicos e civis é o importante papel reforçado durante a capacitação”, ressaltou.

IMG_4930

Patrícia Santana, articuladora municipal do Selo Unicef, destacou  a importância de realizar o evento para o cumprimento dos direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto do Adolescente (ECA). “É uma alegria estar sediando o terceiro ciclo de capacitação do selo Unicef. E a importância é justamente para fortalecer as políticas da saúde, educação e assistência social no nosso município”, completou.

Além de Teófilo, Verônica Bezerra e Patrícia Santana, também participaram da composição da mesa: Janeo Melanias, secretário de Educação e Esporte; Gilberto Boari, oficial de monitoramento da Unicef; Glifson Magalhães, secretário de Saúde; Gilvania Barros, vereadora; Paulo Cândido, mobilizador de adolescente; Salete Barbosa, assistente de projeto do Selo; e Graça Lima, representante da associação parceira do Projeto Selo Unicef, Asserte.

(Fotos : Samuel Alves)