Arapiraca recebe visita técnica da Codevasf nas culturas do abacaxi e hortaliças
Prefeito falando sobre os investimentos na agricultura familiar para produtores rurais
O fortalecimento da agricultura familiar vem sendo trabalhado por meio de diversas ações realizadas pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. E uma delas é um o serviço de orientação técnica, que atua diretamente com os pequenos produtores rurais do município.
E nesta quarta-feira (28), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a prefeitura promoveu reunião técnica para produtores rurais de duas culturas: a fruticultura, na Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi do Agreste de Alagoas, na comunidade Poção; e a horticultura, no sítio Flexeiras, na propriedade de Leandro Ferreira Camilo.
Fabiana Fontes, superintendente de Agricultura, destacou as ações da pasta. “O município dispõe de uma equipe de agrônomos e técnicos agropecuários que visitam os agricultores e prestam orientações, a exemplo do sistema de produção, utilização de adubação e comercialização. Também atua na parte de crédito rural e com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirmou.
No caso da visita técnica na comunidade Poção, que também reuniu produtores da cultura do abacaxi dos municípios de Limoeiro e Coité do Nóia, contou com a presença do superintendente da Codevasf em Alagoas, Marlan Ferreira, e o assessor especial Luiz Curado. Além de prefeitos, representantes das cidades convidadas de instituições.
O encontro proporcionou a discussão , a partir de avaliação e identificação das potencialidades do abacaxi. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos produtores da agricultura familiar foram apresentados os temas: escoamento da produção do abacaxi, que é considerada uma importante cultura da região, e o uso de agrotóxicos.
Somente na região de Arapiraca são cadastrados cerca de 100 produtores de fruta, com plantio de uma área de aproximadamente 150 hectares. Para o prefeito Rogério Teófilo, ações como a visita técnica aproximam ainda mais o pequeno agricultor da administração. “A proposta é chegar junto do produtor rural, levando informação e tecnologia que possibilitem o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.
(Fotos: Samuel Silva)