24 de outubro de 2018

Município realiza ações educativas sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC)

WhatsApp Image 2018-10-23 at 14.20.28 (1)

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou de ação educativa sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), em parceria com  a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para mais de 300 alunos da Escola Adriano Jorge, localizada no Centro.

A ação foi desenvolvida pela Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, o Programa Saúde na Escola e Escolas Promotoras de Saúde, em parceria com acadêmicos de medicina da Ufal que fazem parte do Projeto Pense Bem. O tema trabalhado faz referência ao Dia Mundial do AVC, comemorado em 29 de outubro.

WhatsApp Image 2018-10-23 at 14.20.58

“A atividade visa alertar sobre os fatores de risco para o AVC, mais conhecido como derrame, o modo de identificação e prevenção da doença. E, ainda, orientações sobre a conduta correta e encaminhamento para o serviço médico. Como alertou os integrantes do projeto: tempo é cérebro”, destacou Julliane Bispo, enfermeira e coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

Segundo ela, no primeiro quadrimestre deste ano, o município registrou o número de 180 internações por AVC, nos serviços de urgência. A estatística chama a atenção. E com com a finalidade de alertar e orientar a população sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve atividades educativas durante todo o ano, a exemplo das Unidades de Saúde, escolas e espaços públicos.

Na próxima sexta-feira (26), mais uma ação em alusão ao Dia Mundial do AVC será desenvolvida. Dessa vez, na praça Marques da Silva, das 8h às 11h.  A ideia é levar as informações para o maior número de pessoas. E que sejam multiplicadoras dos cuidados com a saúde.