Mulheres participam de roda de conversa sobre sexualidade, planejamento familiar e DST
Sexualidade, Planejamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) foram temas abordados durante roda de conversa para mulheres, na última quinta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde do bairro Baixão.
O bate-papo integra um projeto, coordenado por Kelly Bezerra, enfermeira da unidade. Segundo ela, a proposta surgiu a partir da observação, durante atendimentos a mulheres, da importância e necessidade de discutir a temática.
“As mulheres ainda têm dificuldades para falar abertamente sobre planejamento familiar, DST, sexualidade e as dúvidas e os problemas ou dificuldades relacionadas. “Conversar sobre o assunto é uma maneira de cuidar da saúde dessas mulheres. A ideia é na roda de conversa, que deve acontecer mensalmente, elas sintam-se mais à vontade para perguntar, trocar experiências e aprender com a equipe multiprofissional da UBS”, explicou a enfermeira.
Para a primeira roda de conversa, as mulheres contaram com Acácia Dantas, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que também é sexóloga. Além dela, participaram a coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Maria Luíza Bezerra, a gerente da UBS, Savanna Luck, a médica Rejane Lins e a dentista Liliane Alves.
Para Maria Selma, 64 anos, uma das mulheres que aceitou o convite para o bate-papo, foi uma ótima iniciativa da UBS. “Conversar com mulheres é mais fácil. A gente fica mais à vontade para falar de assuntos íntimos. E é sempre bom aprender a cuidar da gente”, declarou.