31 de outubro de 2018

Famílias preservam a tradição de participar do desfile do 30 de Outubro

IMG_1360

Uma multidão, de cerca de 20 mil pessoas, segundo dados da assessoria  de comunicação do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), assistiu o tradicional desfile cívico, militar e estudantil, nesta terça-feira, 30 de Outubro, dia da Emancipação Política do Município, no Bosque das Arapiracas, região central da cidade.

O aniversário de 94 anos foi comemorado com um espetáculo de cores, ritmo e alegria. Inesquecível para quem assistiu o desfile, durante as mais de quatro horas, tempo de apresentação das 25 instituições.  E também para quem se apresentou diante da multidão, que compareceu e contribuiu com a beleza e sucesso da festa, Uma tradição que parece se fortalecer a cada ano.

Público

Entre o público, famílias que chegaram cedo para garantir um lugar privilegiado e não perder nenhum detalhe do desfile. Apesar da Prefeitura de Arapiraca ter montado uma estrutura com arquibancada em toda a extensão do bosque,  há quem preferiu levar banquinhos de casa e acomodar a família. Assim fez a aposentada Maria de Lourdes Rocha, 70, que foi acompanhada de filhas, netos, irmãs e sobrinhas.

IMG_1374

Natural de Major Isidoro, ela conta que mudou para Arapiraca há 28 anos. E desde então, não perdeu um só desfile até hoje. Uma tradição que passou para os mais novos e se repete todo dia 30  de outubro. “Antes mesmo de mudar para Arapiraca eu já saia da minha cidade para assistir o desfile com a minha família. A data já ficava marcada no calendário”, afirmou a aposentada.

Uma das filhas da Dona Maria de Lourdes, a empresária Rouse Rocha Barros, explica que chegaram com uma hora de antecedência, com banquinhos nas mãos, água e lanches para as crianças, a menor delas com menos de dois anos. “Costumamos chegar cedo e só saímos quando passa a última escola. Assim foi quando eu era criança e continua sendo com os meus filhos e família”, ressaltou.

Sobre os momentos do desfile, dona Maria elogia e reconhece a dedicação de cada instituição nas apresentações. “Acho tudo maravilhoso. Um espetáculo que se completa com as bandas de fanfarra. Todos estão de parabéns, a prefeitura de Arapiraca e  os participantes do desfile”, completou.

WhatsApp Image 2018-10-31 at 08.10.05

Se de um lado, a família Barros assiste com entusiasmo as apresentações, quem participa, desfilando, reconhece e valoriza a participação da população. Gilvaneide da Silva, 43, e sua filha Laís da Silva, 8, desfilaram pelo terceiro ano consecutivo,  no pelotão Clube dos Aventureiros. “Ver o público feliz e aplaudindo é uma emoção para a gente que desfila. Uma alegria que se repete a cada ano”, ressaltou Gilvaneide, ao lado de uma amiga, que também desfilou com o filho.

O desfile do 30 de Outubro guarda personagens com muitas histórias para compartilhar. O público, os integrantes dos pelotões, os ambulantes, a Administração Municipal e os organizadores  do evento ajudam a construir e dar vida à festa da Emancipação Política de Arapiraca.

 

 

(Fotos: Samuel Alves)