Famílias preservam a tradição de participar do desfile do 30 de Outubro
Uma multidão, de cerca de 20 mil pessoas, segundo dados da assessoria de comunicação do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), assistiu o tradicional desfile cívico, militar e estudantil, nesta terça-feira, 30 de Outubro, dia da Emancipação Política do Município, no Bosque das Arapiracas, região central da cidade.
O aniversário de 94 anos foi comemorado com um espetáculo de cores, ritmo e alegria. Inesquecível para quem assistiu o desfile, durante as mais de quatro horas, tempo de apresentação das 25 instituições. E também para quem se apresentou diante da multidão, que compareceu e contribuiu com a beleza e sucesso da festa, Uma tradição que parece se fortalecer a cada ano.
Público
Entre o público, famílias que chegaram cedo para garantir um lugar privilegiado e não perder nenhum detalhe do desfile. Apesar da Prefeitura de Arapiraca ter montado uma estrutura com arquibancada em toda a extensão do bosque, há quem preferiu levar banquinhos de casa e acomodar a família. Assim fez a aposentada Maria de Lourdes Rocha, 70, que foi acompanhada de filhas, netos, irmãs e sobrinhas.
Natural de Major Isidoro, ela conta que mudou para Arapiraca há 28 anos. E desde então, não perdeu um só desfile até hoje. Uma tradição que passou para os mais novos e se repete todo dia 30 de outubro. “Antes mesmo de mudar para Arapiraca eu já saia da minha cidade para assistir o desfile com a minha família. A data já ficava marcada no calendário”, afirmou a aposentada.
Uma das filhas da Dona Maria de Lourdes, a empresária Rouse Rocha Barros, explica que chegaram com uma hora de antecedência, com banquinhos nas mãos, água e lanches para as crianças, a menor delas com menos de dois anos. “Costumamos chegar cedo e só saímos quando passa a última escola. Assim foi quando eu era criança e continua sendo com os meus filhos e família”, ressaltou.
Sobre os momentos do desfile, dona Maria elogia e reconhece a dedicação de cada instituição nas apresentações. “Acho tudo maravilhoso. Um espetáculo que se completa com as bandas de fanfarra. Todos estão de parabéns, a prefeitura de Arapiraca e os participantes do desfile”, completou.
Se de um lado, a família Barros assiste com entusiasmo as apresentações, quem participa, desfilando, reconhece e valoriza a participação da população. Gilvaneide da Silva, 43, e sua filha Laís da Silva, 8, desfilaram pelo terceiro ano consecutivo, no pelotão Clube dos Aventureiros. “Ver o público feliz e aplaudindo é uma emoção para a gente que desfila. Uma alegria que se repete a cada ano”, ressaltou Gilvaneide, ao lado de uma amiga, que também desfilou com o filho.
O desfile do 30 de Outubro guarda personagens com muitas histórias para compartilhar. O público, os integrantes dos pelotões, os ambulantes, a Administração Municipal e os organizadores do evento ajudam a construir e dar vida à festa da Emancipação Política de Arapiraca.
(Fotos: Samuel Alves)