29 de outubro de 2018

Centro Pop completa cinco anos de assistência à população em situação de rua

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Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social  comemora aniversário com usuários do serviço

Há cinco anos, desde que foi inaugurado, no dia 29 de outubro de 2013, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP, atua na promoção da cidadania e garantia dos direitos dessas pessoas. O órgão é mantido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Assistência Social.

Nesta segunda-feira (29) comemora o seu aniversário de implantação e o alcance do serviço, que até este ano já acolheu  mais 1.600 pessoas. A partir de um atendimento humanizado e com o  objetivo de proporcionar vivências para o alcance da autonomia dos usuários, visando estimular a organização, mobilização e participação social.

De acordo com Telma Freire, coordenadora do Centro Pop, atualmente, o espaço recebe cerca de 40 pessoas, diariamente, mas que já chegou ao número de 70. Sendo que a meta designada pelo Ministério do Desenvolvimento Social é de 80 pessoas mês. Nesse caso, Arapiraca ultrapassa o total. “A gestão tem feito todo um atendimento, de forma que não discriminamos. Todos que chegam são atendidos”, destacou.

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Anadja Almeida, secretária de Desenvolvimento Social, recebe homenagem  

Serviço

O atendimento no Centro Pop acontece de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Durante esse período, o local dispõe de café da manhã, almoço, lanche da tarde e banho. Entre os serviços ofertados no local, os usuários também têm acesso a atendimento psicossocial, encaminhamento para participar de políticas públicas, retirar documentos civil e  atendimento médico.

Somente este ano, o Centro Pop conquistou o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) para dois usuários e o Bolsa Família para 71. E entre os documentos, 45 Carteiras de Identidade,  45 CPF, 24 Títulos de eleitor e 19 Certidões de Nascimento.

A secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida, comemora os números de atendimento e destaca a atuação qualificada da equipe e a atenção especial do prefeito Rogério Teófilo para a promoção da cidadania e a garantia dos direitos da população em situação de rua. “Uma das melhores coisas é enxergar que nesses cinco anos o serviço tem colecionado importantes conquistas, que refletem no melhor atendimento e acolhimento ao público do Centro Pop”, destacou, em conversava com os usuários e equipe da secretaria.

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 Centro Pop organiza comemoração para usuários e equipe

Público

Na relação da população em situação de rua que frequenta o Centro Pop, há registro de pessoas de diferentes partes do país e do mundo. Neste último caso, Colômbia, Argentina, Itália e Uruguai são algumas das origens dos usuários.  “O serviço tenta resgatar esses moradores de rua e devolvê-los a suas famílias e ao convívio social digno, ajudando a reconstruir suas histórias e suas vidas”, explicou Telma Freire.

Jesus Augusto, 39 anos, natural de Montevidéu, capital do Uruguai, veio para o Brasil em 2016, e há um mês está em Arapiraca. Ele conta que soube do serviço por um morador da cidade, no terminal de transportes alternativos. “Quando cheguei no Centro Pop, logo fui acolhido e recebi todas as informações que precisava para utilizar o serviço e me familiarizar com a cidade”, afirmou.

Quando fala do espaço, Jesus Augusto não economiza elogios ao trabalho da equipe, enquanto faz um comparativo com o mesmo serviço em outras cidades. “O atendimento aqui é ótimo e acho que a equipe faz além do seu dever. Já passei por outros em diferentes lugares e não tem esse acolhimento. Aqui eles trabalham com amor”, completou.