Centro Pop completa cinco anos de assistência à população em situação de rua
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social comemora aniversário com usuários do serviço
Há cinco anos, desde que foi inaugurado, no dia 29 de outubro de 2013, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP, atua na promoção da cidadania e garantia dos direitos dessas pessoas. O órgão é mantido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Assistência Social.
Nesta segunda-feira (29) comemora o seu aniversário de implantação e o alcance do serviço, que até este ano já acolheu mais 1.600 pessoas. A partir de um atendimento humanizado e com o objetivo de proporcionar vivências para o alcance da autonomia dos usuários, visando estimular a organização, mobilização e participação social.
De acordo com Telma Freire, coordenadora do Centro Pop, atualmente, o espaço recebe cerca de 40 pessoas, diariamente, mas que já chegou ao número de 70. Sendo que a meta designada pelo Ministério do Desenvolvimento Social é de 80 pessoas mês. Nesse caso, Arapiraca ultrapassa o total. “A gestão tem feito todo um atendimento, de forma que não discriminamos. Todos que chegam são atendidos”, destacou.
Anadja Almeida, secretária de Desenvolvimento Social, recebe homenagem
Serviço
O atendimento no Centro Pop acontece de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Durante esse período, o local dispõe de café da manhã, almoço, lanche da tarde e banho. Entre os serviços ofertados no local, os usuários também têm acesso a atendimento psicossocial, encaminhamento para participar de políticas públicas, retirar documentos civil e atendimento médico.
Somente este ano, o Centro Pop conquistou o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) para dois usuários e o Bolsa Família para 71. E entre os documentos, 45 Carteiras de Identidade, 45 CPF, 24 Títulos de eleitor e 19 Certidões de Nascimento.
A secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida, comemora os números de atendimento e destaca a atuação qualificada da equipe e a atenção especial do prefeito Rogério Teófilo para a promoção da cidadania e a garantia dos direitos da população em situação de rua. “Uma das melhores coisas é enxergar que nesses cinco anos o serviço tem colecionado importantes conquistas, que refletem no melhor atendimento e acolhimento ao público do Centro Pop”, destacou, em conversava com os usuários e equipe da secretaria.
Centro Pop organiza comemoração para usuários e equipe
Público
Na relação da população em situação de rua que frequenta o Centro Pop, há registro de pessoas de diferentes partes do país e do mundo. Neste último caso, Colômbia, Argentina, Itália e Uruguai são algumas das origens dos usuários. “O serviço tenta resgatar esses moradores de rua e devolvê-los a suas famílias e ao convívio social digno, ajudando a reconstruir suas histórias e suas vidas”, explicou Telma Freire.
Jesus Augusto, 39 anos, natural de Montevidéu, capital do Uruguai, veio para o Brasil em 2016, e há um mês está em Arapiraca. Ele conta que soube do serviço por um morador da cidade, no terminal de transportes alternativos. “Quando cheguei no Centro Pop, logo fui acolhido e recebi todas as informações que precisava para utilizar o serviço e me familiarizar com a cidade”, afirmou.
Quando fala do espaço, Jesus Augusto não economiza elogios ao trabalho da equipe, enquanto faz um comparativo com o mesmo serviço em outras cidades. “O atendimento aqui é ótimo e acho que a equipe faz além do seu dever. Já passei por outros em diferentes lugares e não tem esse acolhimento. Aqui eles trabalham com amor”, completou.