Banco de Leite comemora 10 anos com padrão de excelência
Doadora do Banco de Leite Humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros
(Foto: William Rocha)
O Banco de Leite Humano Ivete França (BLH) completa 10 anos de um importante trabalho de apoio a redução da mortalidade infantil no município, nesta segunda-feira , 29. E para comemorar a data, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando um encontro com as doadoras cadastradas na unidade, no dia 8 de novembro.
O BLH é responsável pela coleta e distribuição de leite nas maternidades do município. E também dispõe do centro de apoio e promoção do aleitamento materno, destinado a gestantes e mães, que contam com auxílio de uma equipe de profissionais preparada para tirar dúvidas e orientar sobre assuntos referentes à amamentação.
Epoliana Garrote, gerente do BLH, explica o adiamento da celebração para novembro aconteceu para não interferir na programação das comemorações do 30 de outubro. “Será um momento de acolhimento para as nossas 36 doadoras e colaboradoras, onde serviremos um lanche da tarde, na própria unidade”, explicou.
(Foto: Samuel Alves)
Certificação
O trabalho do BLH é reconhecido por órgãos nacionais. Em janeiro deste ano, O recebeu o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A” – padrão Ouro, conferido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), pelo desempenho no ano de 2017.
Entre as atividades avaliadas para a certificação: adoção do sistema da rede nacional, onde são informadas as atividades mensais do órgão; ter os equipamentos essenciais para a pasteurização e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.
Equipe do BLH realiza coleta de leite humano na residência das doadoras
(Foto: Samuel Alves)
O BLH
O Banco de Leite Humano Ivete França Lima fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde. Ele é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internos das unidades de terapia intensiva das maternidades de Arapiraca.