25 de outubro de 2018

Autocuidado em saúde mental é tema do Fórum da Rede de Atenção Psicossocial

ficsmad (8)

(Foto: Ana Cavalcante)

Grupo participa de momento de Práticas Integrativas e Complementares   

Autocuidado em saúde mental foi o tema escolhido para a edição deste mês, do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad). O evento, que acontece mensalmente e é promovido pela Prefeitura de Arapiraca,  através da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu nesta quinta-feira, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

A programação de outubro, de acordo com Cledja Almeida, coordenadora do Ficsmad, foi pensada para homenagear duas datas comemorativas do mês, o Dia Nacional da Saúde Mental, 10, e do Servidor Público, 28. “A proposta foi prestigiar os servidores municipais, com atividades que estimulem o autocuidado em saúde mental”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, mesmo a programação sendo pensada para os servidores do município, o Ficsmad mantém o seu formato, da construção de um espaço aberto para a participação da sociedade, inclusive para os usuários da Rede de Atenção Psicossocial.

ficsmad (1)

(Foto: Ana Cavalcante)

Glifson Magalhães, secretário de Saúde,  fala sobre atenção ao autocuidado 

Entre os presentes no Ficsmad, Glifson Magalhães, secretário de Saúde; Edna Veríssimo,  coordenadora da Rede Municipal de Atenção Psicossocial; Cledja Almeida, coordenadora do Ficsmad,  representantes das secretarias e serviços do município.

“Entendemos que os servidores públicos sofrem pressões diárias em seus ambientes de trabalho. Por isso é tão necessário a atenção com o autocuidado, que reflete na sua saúde e no atendimento aos usuários dos serviços”, ressaltou o secretário.

ficsmad (5)

Programação

Entre as temáticas abordadas: A importância da atividade física e realização de alongamento, ministrada por Crhystiano Ferreira, profissional de Educação Física do CEREST; Práticas Integrativas: automassagem e meditação, por Antônio Sérgio, coordenador das Práticas Integrativas e Complementares; e Conexão Saúde: os pilares para a prosperidade e bem-estar, tema abordado por Jean Rafael, médico e mestre em Ensino em Saúde.

Médico Jean Rafael ministra tema Conexão e Saúde

(Foto: Samuel Alves)