Universialização do SUS é tema de Encontro Macrorregional realizado em Arapiraca
O Conselho Estadual de Saúde e o Ministério Público de Alagoas promoveram, nesta quinta-feira (20) no Teatro Thereza Auto Teófilo, em Arapiraca (2ª macrorregião de Saúde do Estado de Alagoas), o Encontro Macrorregional da Saúde com o tema “A ousadia de assegurar o atendimento universal do SUS”. Representando o prefeito, participou o secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães.
O objetivo do encontro foi aproximar o MP e o controle social, além de qualificar conselheiros e gestores acerca do papel que cada um exerce na política municipal de saúde e como o Ministério Público pode contribuir na garantia da implantação dessas políticas, que atende 94% da população do Brasil.
“As principais peças do tabuleiro estão aqui juntas para discutir saúde pública e estreitar o relacionamento entre os órgãos e os usuários”, destacou o secretário municipal. “É importante a gente definir em conjunto as prioridades do SUS pois quem é impactado diretamente com as decisões é a população”, afirmou.
Participou do evento usuários do SUS, movimentos sociais, prefeitos de municípios vizinhos, bem como o promotor de justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, José Antônio Malta Marques, representando o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça; o promotor de justiça do Núcleo de Defesa de Saúde Pública, Paulo Henrique de Carvalho Prado; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva; entre outros.