Ações do projeto Ronda Jovem continuam até dezembro nas escolas
Iniciado durante a programação do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, ações do Projeto Ronda Jovem continuam até dezembro. Promovido pela prefeitura de Arapiraca, através da superintendência de Políticas para a Mulher, a proposta é atuar em escolas do município, com trabalho de conscientização sobre a temática.
Utilizar o ambiente escolar para abordar, de forma dinâmica, a temática com os alunos adolescentes do 8º e 9º anos é a proposta do Ronda Jovem, que também reconhece nesse público importantes multiplicadores da luta por igualdade de direitos entre todos.
Entre as estratégias de ação utilizadas pela equipe da superintendência, estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa, sobre os temas: identificação de gênero; machismo; feminismo; cultura do estupro, origem e a importância da Lei Maria da Penha; E nesse contexto, os tipos de violência doméstica, que são psicológica, física, sexual, patrimonial e moral.
“A finalidade do projeto é desconstruir a cultura da violência em desfavor do gênero feminino, a qual é historicamente arraigada no seio social”, destacou Saskya Maia, coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Que destaca também a importância da atuação do órgão municipal específico para tratar do tema, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV).
O CRAMSV fica localizado na rua Padre Jéferson de Carvalho, 198, Alto do Cruzeiro. E os telefones de contato são 3539-4017 e o 9991-2443.