7 de setembro de 2018

7 de Setembro em Arapiraca: desfile marca patriotismo e encanta público

IMG-20180907-WA0076

Lucas Ferreira

Em mais um ano consecutivo, Arapiraca deu exemplo de patriotismo e reuniu milhares de pessoas no centro cidade. Após 196 anos do histórico “grito do Ipiranga”, todos assistiram ao desfile que comemorou a independência do Brasil. Grupos escolares, das polícias, Exército Brasileiro, bombeiros, escolas e diversas outras entidades levaram temas de grande importância para a rua e fasncinaram o público.

O ato começou com o hasteamento das bandeiras em frente à Câmara Municipal e, logo em seguida, a passagem em revista das tropas realizada pelo prefeito Rogério Teófilo e a presença das demais autoridades. Na sequência, a Avenida Rio Branco se tornou palco para o tão esperado desfile cívico-militar.

Lucas FerreiraIMG-20180907-WA0046

Com passo firme, batida mais forte, o som das bandas fanfarras, a bandeira do Brasil, símbolo de toda uma nação, e a emoção de todo um povo cheio de esperança o dia ficou mais bonito. Um desfile de cores, de história e uma mistura de gerações, que iniciou com uma belíssima performance do Tiro de Guerra e em seguida com as apresentações do 3° Batalhão de Polícia Militar, Pelotão Mirim, Colégio Militar Tiradentes, 7º Grupamento de Bombeiro Militar, o Grupo de Escoteiros Marechal Batista Mascarenhas de Morais, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores e Bombeiro Civil compuseram o primeiro grupamento.

No segundo grupo, estavam as entidades, a associação dos aposentados e a AABB (banda da Escola Pedro Suruagy). No terceiro, bandas de música de escolas municipais, o estandarte da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, a Escola Djalma Matheus, Escola José Pereira Sobrinho, Escola Mário Cesar Fontes e a Escola Hugo José Camelo Lima representando a educação do município e a fechando o desfile cívico-militar.

O prefeito Rogério Teófilo marcou presença do início ao fim do desfile. O gestor prefeito parabenizou pela bela apresentação de todos os alunos e destacou o belo trabalho da secretária de Educação que organizou a festa e também ressaltou a importância da liberdade.

Lucas FerreiraIMG-20180907-WA0065

“O arapiraquense deu mais uma demonstração de patriotismo. O povo veio as ruas, demonstrou a vontade de que tenhamos um Brasil diferente e melhor para todos. O 7 de Setembro traz um sentimento de um sonho de liberdade, de um país mais democrático e independente, e esse sonho permanece para continuarmos lutando por um país mais fraterno e mais humano. A organização está de parabéns pelo belíssimo trabalho, que agregou mais uma vez a família”, diz Teófilo.

Dentre os olhares atentos e encantados, o “7 de Setembro” trouxe um em especial, o da Dona Berenice Alves dos Santos. Ela se animou bastante com o fato de o período reverenciar o patriotismo. De quebra, ainda era seu o aniversário de 56 anos de idade.

Genival SilvaIMG-20180907-WA0118

“Além de conhecer pessoalmente o prefeito da nossa cidade, ainda comemorei meu aniversário de 56 anos com vocês. Foi tudo muito lindo. Lembrei dos meus tempos de escola do 30 de Outubro com formávamos fila para cantar o Hino Nacional. Era muito impactante”, diz ela, que trabalha na área de serviços gerais da Alagoas Motos.

O evento envolveu cerca de 1800 pessoas de diferentes faixas etárias que desfilaram no cortejo, além de cerca de 4 mil telespectadores atentos.

Genival SilvaIMG-20180907-WA0126

Genival Silva