24 de agosto de 2018

Serviço de Atendimento Domiciliar atende cerca de 80 pacientes por mês

A assistência do hospital no conforto da sua casa. Assim é o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que contabiliza cerca de 80 pacientes atendidos mensalmente em suas residências.

O programa cumpre o propósito de atender, no lar, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos, oncológicos, recém-internados na UTI ou que estejam em situação pós-cirúrgica. Além reduzir a demanda nos hospitais, o SAD também se mostra capaz de desafogar serviços de urgência e emergência, em virtude do acompanhamento de equipes do serviço.

Lucas FerreiraIMG_1355

Josemi Evaristo, irmã da paciente Maria Severina, de 31 anos, ressalta a evolução da sua irmã após o atendimento recebido. “Severina passou 48 dias na UTI e ficou mais de 4 meses no hospital. Nós já desacreditávamos que ela ia melhorar até conhecermos o SAD. Minha irmã sofreu 5 AVC`s e depois do tratamento ela voltou a comer e a falar. Sabemos que o ambiente familiar ajuda muito e só temos a agradecer”, diz Josemi.

O tratamento domiciliar assume um lugar cada vez mais significativo nos sistemas de cuidados à saúde e, em quase cinco anos de atuação, mais de 10.000 visitas foram realizadas aos enfermos. O alívio que o programa representou para pacientes e seus familiares é comprovado. Praticamente 100% dos assistidos pelas equipes afirmam que recomendariam o serviço.

O fisioterapeuta e coordenador do serviço, Leonardo Novaes, destaca que o atendimento domiciliar traz benefícios aos usuários do SUS e, consequentemente, à Unidade Hospitalar. “O paciente está em um ambiente humanizado, acolhedor e recebe os cuidados dos nossos profissionais que são capacitados para dar continuidade ao tratamento. A evolução que eles apresentam após a nossa assistência é muito grande”, diz Leonardo Novaes.

Gerente SAD fala sobre o funcionamento da unidade

Gerente do SAD fala sobre o funcionamento da unidade

O SAD

O SAD é destinado aos pacientes que são encaminhados ao programa “Melhor em Casa”, na fase de desospitalização, que é quando o próprio hospital dá alta e orienta o acompanhamento, que inicia através das Unidades de Saúde ou quando a própria família procura ajuda na sede do Serviço de Atenção Domiciliar, localizada na Avenida Santos Dumont, 416, no bairro Baixão.

A equipe é formada por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), por fisioterapeuta, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro, e pela Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap), que conta com assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.