Projeto Ronda Jovem conscientiza estudantes sobre violência doméstica contra a mulher
(Fotos: Samuel Alves)
Equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência na campanha Agosto Lilás
No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, quando é realizada campanha nacional “Agosto Lilás”, a prefeitura de Arapiraca, por meio da superintendência de Políticas para a Mulher, iniciou ações do Projeto Ronda Jovem, que visa atuar em escolas do município com trabalho de conscientização sobre os tipos de violência doméstica e familiar, com base na Lei Maria da Penha, que completa 12 anos.
A proposta do Ronda Jovem é utilizar o ambiente escolar para abordar, de forma dinâmica, a temática com os alunos adolescentes do 8º e 9º anos. E com isso, torná-los multiplicadores da luta por igualdade de direitos entre todos. “A finalidade é desconstruir a cultura da violência em desfavor do gênero feminino, a qual é historicamente arraigada no seio social”, destacou Saskya Maia, coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Entre as estratégias de ação utilizadas pela equipe da superintendência, estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa, sobre os temas: identificação de gênero; machismo; feminismo; cultura do estupro, origem e a importância da Lei Maria da Penha; E nesse contexto, os tipos de violência doméstica, que são psicológica, física, sexual, patrimonial e moral;
Sáskya Maia, coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
A coordenadora explica que, no primeiro momento, as ações do Ronda Jovem estão acontecendo em escolas municipais, mas que a intenção é atender aos alunos das unidades de ensino públicas e privadas. “O início das atividades aconteceu junto com o lançamento da campanha Agosto Lilás, mas se estenderá ao longo do ano. O projeto identifica a educação como o meio de prevenção e combate à violência doméstica e familiar”, completou.
Saskya Maia ressalta que, durante este mês, além das escolas municipais, alguns órgãos também receberam as ações do programa Ronda Jovem, a exemplo do CRAS Primavera, CIEE e Serviço de Convivência. A agenda será organizada mensalmente com a lista das escolas assistidas.
Cronograma da segunda quinzena de Agosto
15 – CRAS Manoel Correia de Melo – Primavera
17- Centro Integração Empresa-Escola (CIEE)
22- Escola de Ensino Fundamental Laury Capistrano
23- Escola Pedro Arestides da Silva
28- Escola de Ensino Fundamental Cônego E Rodrigues
29- Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Soares
30- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
31- Escola de Ensino Fundamental Governador Fernando Collor de Melo