31 de agosto de 2018

Prefeitura realiza 1° Fórum do Selo Unicef Arapiraca

Durante toda esta sexta-feira (31), a Prefeitura de Arapiraca, sociedade civil e profissionais das mais diversificadas áreas estiveram reunidos para discutir e buscar novas propostas para as crianças e adolescentes do município com a realização do 1° Fórum do Selo Unicef.

As atividades aconteceram nas dependências da Escola de Educação em Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, e contou com a presença do prefeito Rogério Teófilo e das vereadoras Graça Lisboa e Gilvânia Barros, que representaram todo o corpo da Câmara Municipal.

Selo Unicef - Samuel Alves (10)

As pequenas Lorrana e Raíssa foram as mestres de cerimônia do Fórum do Selo Unicef Arapiraca (Foto: Samuel Alves)

As pequenas Lorrana e Raíssa foram as responsáveis em convidar todos para a abertura do evento, e o gestor municipal rasgou elogios às duas pela coragem e altivez de se postarem a frente de todas aquelas pessoas em uma solenidade de tamanha importância.

“Meninas muito corajosas, desde já convido-as para fazer parte do nosso cerimonial público”, brincou o prefeito na ocasião.

Partindo para a seriedade, a articuladora do Selo Unicef, Patrícia Araújo Santana, explicou a metodologia pela qual reuniu tantas pessoas nesta sexta-feira.

Ela indicou que essa é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que tem o intuito de minimizar as questões das desigualdades sociais no município, bem como fortalecer as políticas públicas dentro do eixo saúde, educação e assistência social.

Selo Unicef - Samuel Alves (11)

A articuladora do Selo Unicef, Patrícia Araújo Santana, frisou a importância do fórum para o município (Foto: Samuel Alves)

“A partir do momento em que o município adere a edição, no nosso caso 2017-2020, ele se compromete a toda metodologia do selo, que é justamente a garantia a política pública no município, reduzir as desigualdades, priorizar a primeira infância das crianças de 0 a 18 anos, e assim fortalecer através das ações trabalhadas. Por isso é de suma importância a participação de toda a sociedade civil e representantes da prefeitura para que juntos possamos traçar medidas de intervenção para minimizar as dificuldades que aconteçam no município”, apontou a articuladora.

Santana indicou afirmou ainda que é necessário identificar as principais dificuldades do município, para que, desta forma, seja possível traçar as metas para melhorias nos indicadores.

“Quando a gente identifica quais são as dificuldades, quando fazemos um diagnóstico situacional do nosso município, a gente consegue traçar através da voz do povo, dos usuários que utilizam os serviços públicos, eles podem e devem contribuir com essa luta coletiva que é trabalhar para melhorar os indicadores, fortalecer as políticas públicas e garantir esse acesso a todas as crianças e jovens do nosso município”, informou.

Sereno, o prefeito Rogério Teófilo parabenizou a todos que se fizeram presentes no 1° Fórum do Selo Unicef pelo debate e pela construção de uma base sólida para os trabalhos que virão a acontecer em Arapiraca no futuro.

Selo Unicef - Samuel Alves (12)

Prefeito Rogério Teófilo durante a realização do fórum (Foto: Samuel Alves)

“Foi uma reunião de sonhadores, esse primeiro fórum veio aqui discutir, encaminhar propostas e planejamentos sobre as nossas crianças e adolescentes. Temos que parabenizar o envolvimento da prefeitura como um todo e a todos os agentes que contribuíram para esse desenvolvimento”, comemorou.

“O processo do selo agrega o valor através das Nações Unidas de reconhecimento a um trabalho que é feito pela juventude arapiraquense, agrestina, pela alagoana e pela brasileira. Então, isso é muito importante, é um direcionamento que é dado para que as pessoas valorizem o conhecimento de cultura, de amor e de trabalho pela juventude nesse momento”, finalizou o prefeito.

Durante o evento foram realizados 11 grupos temáticos, direito ao registro civil; evasão escolar; programas, serviços e benefícios para famílias vulneráveis; alimentação infantil; gravidez na adolescência; pré-natal; óbito materno; qualidade da educação; direito à vida; violência contra a criança e o adolescente e protagonismo juvenil.

Selo Unicef - Lucas Ferreira (10)

O fórum foi dividido em 11 grupos temáticos (Foto: Lucas Ferreira)

Confira em imagens um pouco do que aconteceu nesta sexta-feira: