17 de agosto de 2018

Município investe em curso de capacitação da FGV para gestores escolares

IMG_6332

(Fotos: Samuel Alves)

A semana foi de aprendizagem para mais de 120 gestores das escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino de Arapiraca, que participaram do Curso de Formação em Gestão Administrativa, Financeira, Pedagógica e Relacional, ministrado por técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Escola de Tempo Integral Mario César Fontes, no bairro Planalto.

Durante os cinco dias da formação, os diretores e vices participaram de uma programação de 40 horas, elaborada pela FGV, seguindo os requisitos estabelecidos na Lei Nº 3.274/2017, que dispõe sobre a gestão democrática das instituições de ensino da rede pública do município.

O curso abordou cinco temas: Gestão para o sucesso escolar; Gestão da Aprendizagem; Gestão Relacional; Gestão Administrativa e Financeira; e Gestão dos Indicadores. “As temáticas apresentadas são consideradas de grande importância para a gestão escolar”, destacou Eloisa Vidal, professora e técnica da FGV.

IMG_6346A professora elogiou a postura dos gestores escolares do município. “Eu saio de Arapiraca com muito boa impressão, porque trabalhei com um time de gestores disposto, questionador e comprometido”, afirmou.

Sobre o tema tratado no último dia evento, Gestão dos Indicadores, Eloisa Vidal explicou sobre a importância do destaque para essa abordagem, justificando que na atual política educacional a ênfase é a avaliação. E nela existem alguns indicadores que precisam ser desenvolvidos ao longo do ano letivo para se obter sucesso.

“O grande desafio de Arapiraca é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e apresentar um dos melhores de Alagoas, quem sabe do Nordeste. E nós estamos trabalhando com os gestores na tentativa de estabelecer metas ousadas, mas exequíveis”, completou a professora.