Fórum discute qualificação da Rede de Atenção Psicossocial e Mental de Arapiraca
Na reunião mensal do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ficsmad), que aconteceu nesta quinta-feira (30), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), foram apresentados os projetos da Superintendência de Esporte do Município.
E, dando continuidade a pauta da edição anterior, que tratou do tema automutilação e suicídio, o espaço também foi aberto à exposição de depoimentos de usuários do Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira (Caps).
O objetivo do fórum, que é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, é discutir a atuação e qualificação da Rede de Atenção Psicossocial e Mental de Arapiraca. Para isso, a coordenação do evento conta com a participação de gestores das secretarias municipais, que são convidados a apresentar os serviços e projetos, servidores, usuários e à sociedade em geral.
De acordo com Clédja Maria Rocha, psicóloga e coordenadora do Fórum, a proposta da participação das pastas, a exemplo da superintendência de Esporte, que foi a convidada do dia, é de socializar as ações e pensar na contribuição para a melhoria dos serviços ofertados aos usuários. Sobre o depoimento de usuários do serviço de atenção psicossocial, ela explica que foi uma sugestão acolhida no encontro anterior. “O objetivo de ouvir os depoimentos é entender, através dessas experiências, de que maneira a rede municipal pode atuar”, destacou.
Luis Carlos Barbosa, assessor técnico da superintendência de Esporte, apresentou os três núcleos da pasta, que são: esporte participação; esporte educacional e esporte rendimento. Para ele, o fórum é um espaço de rico debate e troca de experiências. E destacou a importância da construção de políticas públicas em conjunto. “Eu vim para apresentar o trabalho da superintendência e saio pensando em como o esporte pode ajudar ainda mais na transformação da nossa sociedade”, ressaltou.
(Fotos: Genival Silva)