20 de agosto de 2018

Dia de Luta da População em Situação de Rua é comemorado com ação de inclusão social

WhatsApp Image 2018-08-20 at 17.30.17

Para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, dia 19 de agosto,  a prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou uma programação nesta segunda-feira (20), para o público assistido pelo Centro Pop, localizado no Centro.

Seguindo a proposta do Centro Especializado para a População em Situação de Rua, que é promover a cidadania e a garantia de direitos, a direção do órgão preparou uma série de atividades para os cerca dos seus 70 assistidos, diariamente.

O programação começou no próprio Centro Pop, com momento ecumênico de reflexão espiritual, meditação, música e um café da manhã regional. À tarde, o grupo seguiu em passeio no shopping, com direito a sessão de cinema.

WhatsApp Image 2018-08-20 at 17.27.27

Telma Freire, coordenadora do Centro Pop, explica que a maioria nunca tinha entrado no shopping e nem assistido a filmes no cinema. E destaca a importância da ação de inclusão social.

“O centro pop promove, por etapas, o  acesso dessa população a várias instâncias da sociedade. A perspectiva é de que essas pessoas tenham essa rotina em suas vidas e  isso motive no processo de saída das ruas”, destacou a coordenadora.

O massacre da Sé

Em 19 de agosto de 2004, sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinados com golpes na cabeça, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Conhecido como “massacre da Sé”, o caso teve repercussão internacional e a data ficou marcada como o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”. O objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população.