Dentista relata consequências à saúde bucal provocadas pelo consumo do tabaco
O 5º Centro de Saúde de Arapiraca realizou, nessa quinta-feira (02), uma ação educativa para alertar os usuários da unidade quanto os prejuízos à saúde bucal provocados pelo fumo. Todo dia 29 deste mês, há uma mobilização nacional de combate ao fumo e a agenda, idealizada pela diretora do 5º Centro, a enfermeira Taciana Veiga, partiu deste calendário.
A dentista Sillane Oliveira falou para usuários da unidade e do grupo de combate ao tabagismo do município sobre as consequências. “Dentes pretos, manchados, mau hálito, gengiva inflamada, lesões na língua e com o tempo os dentes ainda ficam moles”, listou. “Isso acontece porquê a fumaça inalada deixa a temperatura da boca quente”, explicou. A profissional ainda fez uma avaliação ao final da palestra.
O coordenador do Programa de Controle do Tabagismo, Felipe Bispo, disse que é importante abordar o tema saúde bucal visto que muitos acreditam que o fumo só afeta o pulmão, o que não é verdade. Maristela Carvalho é prova disso.
Ela que fumou dos 13 aos 57 anos e está há dois meses sem fumar, afirmou que o cigarro afeta a saúde como um todo, inclusive a do bolso. “O custo para manter essa droga é muito alto”, afirmou. “Nesses dois meses eu juntei o dinheiro que usaria para comprar cigarro e comprei um perfume”, contou Maristela.
“Sem falar me sinto mais feliz, com a auto estima lá em cima e até o sabor da comida melhorou”, comemorou. Aloisio Fernando da Silva, que faz parte do grupo de combate ao tabagismo, parou de fumar há um mês e também garante sentir mais o paladar. Ele, que fumou durante 15 anos, disse que sentia a boca amarga direto. “Mas agora não mais”, concluiu.
Os interessados em participar do grupo, precisam se dirigir ao 5º Centro. Os atendimentos são realizados às segundas-feiras, a partir das 19h.