Casa da Cultura comemora 20 anos de tradição e informação ao arapiraquense
Quem passa na frente da Casa da Cultura percebe que lá dentro há todo um universo de conhecimentos, todos os tipos de informações que te faz viajar pela história, pela ciência e pela tecnologia.
São 20 anos levando ao arapiraquense as melhores exposições regionais, despertando o interesse nas artes plásticas, na poesia e na radiofonia, através do célebre Paulo Lourenço, ou Paulo do Bar, como é mais conhecido.
Nesta segunda-feira (20) foi dado início às comemorações da segunda década da Casa da Cultura, e durante toda a semana o local, que também abriga a Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, disponibilizará uma programação recheada de atrações, a exemplo da exposição “Corpo Arte Contato – 2° Ato: Arte Tecnologia e Interatividade”, do artista plástico Judivan Lopes.
Comemorando mais um ano de fundação, o prefeito Rogério Teófilo, acompanhado da secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho, fez um passeou pelas instalações Casa, relembrando alguns clássicos da literatura, bem como os grandes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).
Na oportunidade, Teófilo juntou-se ao público do mestre Afrísio Acácio, no projeto Cultura na Praça, para prestar uma homenagem a maior central de informação do Agreste do Estado de Alagoas, dividindo o bolo, feito pelas mulheres da Agricultura Familiar, com todos os presentes.
“Da mesma forma que Paraty e Maceió, Arapiraca receberá nos próximos meses uma grande exposição literária, que englobará não só a Casa da Cultura, mas envolverá toda a Praça Luiz Pereira Lima, no Centro. Vivemos hoje um processo de vanguarda e esses 20 anos mostram isso”, destacou o prefeito.
Confira a programação completa (para participar dos minicursos, oficinas e palestras, basta levar 1 kg de alimento não perecível; as inscrições gratuitas são feitas na hora)
20/08 (Segunda-feira)
9h – Abertura solene com parabéns e bolo ao som do mestre Afrísio Acácio, no projeto Cultura na Praça. Intervenção do grupo Arte & Transformação;
14h – Palestra “Mudanças da Cultura Artística a Partir das Transformações Técnico-Científicas”, com o professor de Arte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Judivan Lopes; e
19h – Abertura da exposição “Corpo Arte Contato – 2º Ato: Arte Tecnologia e Interatividade”, de Judivan Lopes.
21/08 (Terça-feira)
9h – Minicurso “Cultura, Patrimônio e Museus”, com o museólogo Antônio Andrade e o historiador Rodrigo Abrahão; e
19h – Oficina “Elaboração de Projetos Culturais”, com Igor Machado.
22/08 (Quarta-feira)
9h – Oficina de Teatro com o ator e diretor Paulo Cândido, contando com intervenção teatral da Companhia de Teatro Fulô de Mandacaru;
14h – Oficina de Teatro com Paulo Cândido; e
19h – Oficina “Produção Artística e Direito Autoral”, com Janu Leite.
23/08 (Quinta-feira)
9h – Oficina “Dança Afro”, com Leide Serafim, contando com intervenção do Palhaço Pitomba;
14h – Oficina “Dança Afro”, com participação de Altamir Gomes; e
18h – Oficina de Canto, com o maestro Marcos Sena.
24/08 (Sexta-feira)
9h – Oficina “String Art”, com Camila Costa e Ruan Teixeira, com intervenção dos palhaços Petequinha e Florzinha;
14h – Oficina de pintura “Arte Dandhara”, com Mírian Teixeira; e
18h – Coral Sons e Dons e recital de poesias com Milene Lima e Anderson Barros.