31 de agosto de 2018

Aldeia Sesc Arapiraca realiza mostra de arte e cultura a partir de sexta (31)

 

Foto Crédito Leonardo Valério

O espetáculo “As Mulheres de Aluá” vem diretamente de Rondônia (Foto: Leonardo Valério)

Uma das coisas que Arapiraca tem “para dar e vender” é Arte e Cultura. E um dos momentos em que isto culmina é sempre nas realizações frequentes do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Todo ano, o local organiza o Aldeia Arapiraca com atrações que estão em evidência, seja na vanguarda de sua proposta ou na execução primaz de seu trabalho.

Por isso, a “Mostra de Arte e Cultura do Sesc” deste 2018 traz a nata do que há de melhor na região e pelo Brasil, com um adendo especial: todos os eventos têm a entrada gratuita.

O Sesc Arapiraca fica na Rua Manoel Francisco Cazuza, no bairro Santa Edwiges, e a abertura do Aldeia acontecerá já nesta sexta-feira (31), a partir das 19h no Teatro Hermeto Pascoal com a peça “Clake”, dirigida pelo saudoso Domingos Montagner. O espetáculo tem um quê cômico, pontuando sequências de gags clássicas combinada à linguagem contemporânea, trazendo a música para o centro do palco.

Na sequência, por volta das 20h30, haverá show musical com a banda de rock arapiraquense Casa da Mata, no Espaço Recreativo, mostrando as músicas autorais de seu primeiro CD e algumas novidades sonoras do próximo álbum. As influências percorrem sobretudo o cancioneiros dos anos 1970, porém com timbres atuais e um sotaque genuíno.

E tem muito mais neste fim de semana e até o dia 7 deste mês de setembro, fazendo o circuito cultural do município girar.

Para não perder um só lance este ano do Aldeia Arapiraca, confira a programação completa:

31/08 (Sexta-feira)

Clake (Circo Amarillo/SP)
Circo/60 min/livre

19h – Teatro Hermeto Pascoal

CLAKE é um espetáculo cômico que acentua o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades. A direção é de Domingos Montagner.

  • Musical de Abertura

Casa da Mata (Arapiraca/AL)
Música/60min/livre

20h30 – Espaço Recreativo do Sesc Arapiraca

01/09 (Sábado)

Entre Rio e Mar Há Lagoanas (Coletivo Hetéaçã/AL)
Teatro/50 min/livre

20h – Teatro Hermeto Pascoal

Sobre as mulheres que crescem ao redor da Lagoa. Sobre as mulheres que fomos, que somos e sobre as mulheres que queremos ser. Uma Mulher nos conta a origem da Lagoa, as mudanças e como ela ali cresceu, entre o Rio e o Mar. É uma fábula que recria o nascimento da Lagoa através do cotidiano e da memória de mulheres que cresceram às suas margens e dentro dela.

02/09 – Domingo

Le Monde Bleu (Cia. Raízes da Terra/AL)
Performance Cênica/50 min/livre

18h – Teatro Hermeto Pascoal

LE MONDE BLEU – O MUNDO AZUL é um espetáculo-performance, que trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – a visão de uma mãe de primeira viagem que descobre que seu filho é autista com apenas 1 ano de idade. E, a partir daí, começam as andanças pelos tratamentos multidisciplinares, de onde surge a inspiração para o espetáculo. Durante a peça, cenas do cotidiano e a vivência se misturam, trazendo o público para dentro do mundo do autismo de uma forma sensível, visceral e única.

Incelença (Coletivo Volante/AL)
Teatro/50min/14 anos

20h – ONG Casa de Caridade, na Vila Contente

A partir dos dados do Mapa da Violência em Alagoas, o Coletivo Volante de Teatro mergulha na história de mães que perderam seus filhos e filhas para a violência. Corpos de atrizes e atores são instrumentos de propagação dessas histórias.

03/09 (Segunda-feira)

Encantado das Águas (Linete Matias/AL)
Narração de Histórias/60 min/livre

10h – Biblioteca do Sesc Arapiraca

ENCANTADOS DAS ÁGUAS é um espetáculo de narração de histórias que Linete Matias vem ouvindo desde criança, na esteira da porta de casa e que, em 2013, pôde compartilhar por outras cidades ribeirinhas. Andando por Alagoas e Sergipe, seguiu o curso do rio, contando e ouvindo histórias de Mero, Nego d’Água, Mãe d’Água e Fogo Corredor. Apresenta um repertório de canções, versos e contos num passeio rio abaixo, rio acima.

Por Um Triz (Cia. Teatro da Meia-Noite/AL)
Teatro/40 min/10 anos

20h – Teatro Hermeto Pascoal

POR UM TRIZ conta a história de uma atriz que está em conflito sobre continuar persistindo na sua profissão, fazendo uma viagem interior, revisitando suas memórias, numa autorreflexão sobre seu lugar enquanto artista e de sua própria existência, a questionar o sentido de “ser” e “estar” no mundo.

04/09 (Terça-feira)

Bichos, Cantos e Encantos (Toni Edson/AL)
Narração de Histórias/50 min/livre

10h – Biblioteca do Sesc Arapiraca

Os bichos guardam mistérios que revelam muito sobre nós mesmos… E guardam num canto tão bonito de nosso coração, que só podemos nos encantar com seus falares, sons, movimentos e… cantos. BICHOS, CANTOS E ENCANTOS reúne histórias da tradição oral de povos indígenas e africanos.

Outsiders (Código 8 Coletivo/AL)
Dança/40 min/livre

20h – Teatro Hermeto Pascoal

OUTSIDERS busca tecnicamente aproximar-se de movimentos desviantes dos comportamentos padrões idealizados pelos seres humanos, pela estereotipia autista; uma pesquisa onde o corpo dito normal também é portador da mesma. OUTSIDERS é um desvio secreto, uma estereotipia organizada em cena.

05/09 (Quarta-feira)

Segunda Pele (Coletivo Lugar Comum/PE)
Dança/70 min/16 anos

20h – Teatro Hermeto Pascoal

Quantas peles habitam nosso corpo? Pelo, casca, casa, cidade, olhar, pudor, prazer, cortes, avessos, toques, sorrisos, sons, leite, vento, chuva, memórias. O espetáculo SEGUNDA PELE leva para a cena corpos em troca de peles, em transformação, em desnudamentos. Movimentando entendimentos sobre a diversidade de corpos, pelas infinitas possibilidades do ser e por tudo que ainda precisa ser discutido sobre padrões vigentes em nossa sociedade. Peles que escamam ao longo da cena, revelando histórias, corpos e experiências de vida das quatro dançarinas do elenco. Criado em 2012, o espetáculo foi recriado em 2016, com nova pele, novas vestes e novos desnudamentos em cena, ampliando o mergulho experimentado na montagem anterior.

06/09 (Quinta-feira)

As Mulheres do Aluá (O Imagiário/RO)
Teatro/60 min/14 anos

20h – Teatro Hermeto Pascoal

Mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas. Com histórias marcadas pelas violências e pelas dificuldades enfrentadas em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia. Uma investigação cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Quem são essas mulheres?

07/09 (Sexta-feira)

Vivência com grupo de tradição
Cultura Popular/60 min/livre

19h – Sesc Arapiraca

 

  • AÇÕES FORMATIVAS

Oficina “Introdução à Arte da Palhaçaria”, com o Circo Amarillo –Arapiraca/AL

Público-alvo: livre

01/09, das 08h às 14h, no Sesc Arapiraca
Vagas: 20

A oficina trata da introdução à arte da palhaçaria, história e os movimentos artísticos que conduzem a vida do palhaço. Introdução à dramaturgia circense e metalinguagem contemporânea. O Palhaço, momento histórico. Através de jogos que estimulam a criatividade e deixam o ser mais sutil e perceptível, fazemos o contato com esta arte, que pode ser utilizada em vários contextos, música, teatro, dança e circo. A dramaturgia chega hoje no circo para libertar as outras linguagens que ele recebe para poderem fazer do circo uma Arte mais profunda e não simplesmente o entretenimento; chega a poesia com alguma coisa a mais para dizer. Hoje os artistas contemporâneos buscam novos caminhos e a dramaturgia os abraça e recebe para mostrar caminhos que os fará artistas únicos e não mais um que carrega a técnica por si só.

Pensamento Giratório “Como existir em coletivo?”, com o Coletivo Lugar Comum/PE

06/09, a partir das 18h, no Sesc Arapiraca

Vivemos em tempos incertos, onde a única certeza parece ser a crise. Também no campo da arte, as formas de categorizar e criar as obras são cada vez mais desafiadas por maneiras que borram fronteiras, misturam suportes e descartam convenções. Tudo isso pode gerar uma sensação incômoda pela falência dos critérios de compreensão ainda vigentes, mas também representa uma imensa potência no sentido de ampliar o alcance e o escopo do que é entendido como arte e como vivenciamos seus processos e organizações.

Para mais informações gerais e inscrições para a oficina, contate os telefones (82) 3482-2400 e 3482-2402.

clake 2 (1)

A apresentação cômico-musical “Clake” vai abrir o Aldeia Sesc Arapiraca este ano (Foto: Divulgação)