25 de julho de 2018

Projetos da Secretaria de Saúde são apresentados em Congresso Nacional de Saúde

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, está participando mais uma vez da 34ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com dois projetos que serão apresentados na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS – 2018. A edição acontece nesta quarta-feira (25) em Belém do Pára.

ArquivoESSAAA

As duas experiências de Arapiraca “Implantação do Ambulatório de Seguimento do Recém-Nascido de Alto Risco: Um Projeto de Fortalecimento da Rede” e “Empresas Promotoras da Saúde: Estratégia para Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador” estão entre as seis selecionadas, das 105 inscritas pelas Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas.

“O Ambulatório de Seguimento do Recém Nascido de Alto Risco implantado no Espaço Nascer vem assegurando o acompanhamento dos bebês de alto risco na primeira semana após a sua alta das maternidades. Com a proposta de humanizar e qualificar, o atendimento aos recém nascidos vem sendo ofertado uma assistência com uma equipe multiprofissional composta por pediatras, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social, além do apoio de especialidades médicas e dos Centros Especializados de Reabilitação”, declara a coordenadora da saúde da Criança, Lousanny Caires.

Por lá também, apresentando o “Empresas Promotoras da Saúde: Estratégia para Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador”, esteve a enfermeira Ijoancira Moura, que atua no departamento de Promoção da Saúde do município.

O espaço dará a oportunidade para a divulgação das experiências bem-sucedidas da secretaria municipal. O objetivo é mostrar o Sistema Único de Saúde que dá certo, e partilhar conhecimentos capazes de trazer inspiração de saúde e gestores.

O projeto

Os recém-nascidos prematuros, cardiopatas, com doenças congênitas, com doenças de risco de transmissão vertical e outras doenças graves do município estão sendo acompanhado no ambulatório seguimento do recém-nascido de alto risco, além do acompanhamento pela atenção básica, permitindo assim uma intervenção precoce nos problemas identificados na alta hospitalar e prevenção de outros, passíveis de ocorrerem até o 3º ano de vida. O acompanhamento dos bebês pacientes consiste em importante instrumento de avaliação da qualidade da atenção prestada nas Unidades Neonatais.

Lucas Ferreira Pequenos guerreiros: a batalha dos bebês que nascem antes da hora e lutam para sobreviverem

Pequenos guerreiros: a batalha dos bebês que nascem antes da hora e lutam para sobreviverem