Prefeitura retoma obras da Praça da Juventude de Arapiraca
As obras da Praça da Juventude, instalada no coração do bairro João Paulo II, já foram retomadas pela Prefeitura de Arapiraca com execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
O engenheiro civil e secretário responsável pela pasta, Daniel Oliveira, comemorou o andamento das obras que estavam paradas desde o ano passado por conta da análise de documentação com a Caixa.
“Retomamos esta obra que será de grande importância para a comunidade do João Paulo II e todos os bairros adjacentes, uma vez que o nosso propósito é promovermos a integração esportiva e cultural daquelas comunidades, envolvendo principalmente os jovens da localidade”, apontou Daniel Oliveira.
Com orçamento de R$ 1.790.440,34 pelo Ministério do Esporte, do Governo Federal, e contrapartida da Prefeitura de Arapiraca de R$ 110.291,12, a Praça da Juventude deverá ter as obras concluídas em um prazo de um ano.
Segundo o engenheiro civil da Seminfra, Márcio Vieira, que está acompanhando todo o projeto da Praça da Juventude, a prefeitura está avançando na parte física da obra com a estrutura aparente, ou seja, o alicerce que é a fundação e já está concluída.
A praça está sendo construída em um terreno de 8.426,68m², sendo de área construída 3.582,84m² e 1.522,24m² de área coberta.
“Já avançamos na fundação do campo, da quadra e estamos na construção da arquibancada do campo, da quadra e também do teatro de arena, assim como a pista de skate, de atletismo e também a estrutura administrativa”, explicou Márcio Vieira.
O engenheiro civil explicou ainda que o campo de futebol com 61m² terá dois lances de arquibancada e toda a base da Praça da Juventude será feita de pré-moldado e grama.
Projeto com área de vivência
A Praça da Juventude é um projeto do Ministério do Esporte destinado às comunidades com acesso reduzido a espaços públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas, diversificadas em uma área de vivência para todos os moradores da comunidade.
De acordo com os princípios do projeto, a Praça da Juventude tem a finalidade de promover a inclusão digital e a produção cultural em um amplo espaço de convivência comunitária.
O projeto, de acordo com o site do Ministério do Esporte, foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população e como ponto de referência para a juventude da localidade onde será instalada e, também, para todas as faixas etárias.
Estrutura da Praça
Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infraestrutura completa, apresenta-se em módulos divididos em:
– Quadra poliesportiva coberta.
– Pista para salto triplo.
– Pista para salto à distância.
– Pista para caminhadas.
– Quadra de vôlei de praia.
– Área de exercícios e alongamento.
– Campo de futebol society.
– Pista para skate.
– Teatro de arena com palco.
– Centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros.
– Quiosque de alimentação.
– Vestiários/sanitários.
– Arquibancadas.
– Bebedouros.
– Grama natural/sintética.
– Sanitários com acesso para portadores de necessidades especiais.
– Sistema de iluminação específico para cada pista.
– Paisagismo.
Veja, na galeria abaixo, mais fotos da obra da Praça da Juventude, no bairro João Paulo II, em Arapiraca: