4 de julho de 2018

Lengo Tengo representa Arapiraca em Concurso de Quadrilhas de Caruaru

lengo_tengo

Junina fez bonito juntado temática indígena com o São João (Foto: Cortesia)

Entre quadrilhas estilizadas da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, apenas a Junina Lengo Tengo estava representando a cidade de Arapiraca na final do 23º Concurso de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru-PE, um dos mais importantes do Nordeste, neste último sábado (30).

Ela não se sagrou campeã, mas apresentou um mote surpreendente juntando as ambiências indígenas e sertanejas num mesmo plano.

“Os ensaios começaram no dia 27 de outubro do ano passado. Demos tudo nesse enredo”, conta o presidente e puxador da Lengo Tengo, Roberto Oliveira.

O tema deles em 2018 foi “Iracema: Uma História de Amor no São João”, contando o causo de um descobridor invadindo terras tupiniquins – e havia, sim, uma caravela gigante colocada em cena, com mais de três metros – e conhecendo o amor de sua vida, a índia de nome Iracema.

A Junina foi claramente influenciada pela obra da tríade indianista do autor brasileiro José de Alencar, “Iracema”, romance lançado em 1865. Mas há licença poética para transitar neste campo junino.

IMG_1961

Quadrilha contou uma história de amor “quase” impossível (Foto: Samuel Alves)

Na trama da Lengo Tengo, Iracema morre, mas volta à vida após o canto da ave jandaia e, com o consentimento do pajé que é seu pai, se casa com o português que a fez corar de novo. É então aí que começa a festança e o arraiá se monta no palhoção com 22 casais muito entrosados e bem vestidos – o figurino era assinado por Warley Costa.

A mãe do puxador Roberto, a dona Marilene dos Santos, foi quem fez, uma a uma, as roupas usadas este ano. “O trabalho aqui é em equipe e estamos comemorando também os 20 anos do Arraiá Lengo Tengo, no bairro Brasília. A nossa quadrilha ultrapassou as barreiras arapiraquenses e atuamos com pessoas inclusive de outras cidades agora. A intenção é apresentar sempre o melhor e com um elenco apaixonado pelo que faz. Representamos não apenas Arapiraca, mas Alagoas onde quer que seja e estamos muito orgulhosos disso”, completa Roberto Oliveira (veja como foi o arraiá aqui).

A Lengo Tengo, de fato, é uma tribo diferente: ela dança São João e, rimando, flechou o nosso coração.

IMG_2106

Este ano, o Arraiá Lengo Tengo comemorou 20 anos de existência (Foto: Samuel Alves)