24 de julho de 2018

Filme arapiraquense é selecionado no Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP

avalanche

Película foi rodada na comunidade Sítio Fernandes, zona rural de Arapiraca (Foto: Reprodução)

Entre 22 de agosto e 2 de setembro, o Brasil vai conhecer os melhores filmes do mundo, independentemente da classificação final ou eventuais premiações. É a nata do que vem sendo feito no nosso cinema atual.

E o “Avalanche”, do diretor arapiraquense Leandro Alves, está escalado entre os selecionados para a 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, um dos mais importantes do planeta no segmento.

Foram 3.436 curtas inscritos ao todo e a película de Arapiraca está entre os que foram agraciados dentro da programação que pode ser conferida no site www.kinoforum.org.br/curtas/2018.

No ano passado, o “Avalanche” levou o prêmio de Melhor Contribuição Técnica na 8ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano e, neste 2018, menção honrosa na Mostra Nacional Competitiva do 2º Festival de Cinema de Paranoá e destaque de Direção de Arte e Desenho de Som na 2ª Mostra Sesc Alagoas.

Ele – que tem execução direta do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (Navi) – fala de um panorama que vem conquistando e invadindo os interiores pelo país: a chegada incontestável e sorrateira da violência. O enredo fala do conflito entre o arcaico e o novo, tradição e modernidade.

É que uma família tem sua casa invadida por assaltantes na noite da festa religiosa em homenagem à padroeira da cidade em questão. O incidente desestabiliza a todos, trazendo à tona instintos ancestrais em cada um deles.

As cenas foram gravadas no povoado Sítio Fernandes, zona rural de Arapiraca, contando com mais de 50 pessoas na equipe de Leandro Alves, que já tem na bagagem o curta “Flamor” e os documentários “Salão dos Artistas” (ao lado de José Faustino Neto), “Estrelando José Sawlo” e “Hoje Tem Espetáculo”.

avalanche2

O diretor Leandro Alves conversando com o cast do filme (Foto: Assessoria)