Curso Técnico de Vigilância em Saúde valoriza a qualificação de servidores municipais
Apresentações lúdicas marcam II Seminário do Curso Técnico de Vigilância em Saúde, realizado nesta sexta-feira, no Teatro Hermeto Pascoal. O evento é promovido pela Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Com o tema “Executando ações e procedimentos técnicos operacionais específicos, complementares e compartilhados de vigilância em saúde”, a proposta do seminário, apresentado de forma lúdica pelos alunos da turma, foi de abordar aspectos relacionados à temática central do segundo módulo do curso.
O evento foi acompanhado pelo secretário Municipal de Saúde, Glifson Magalhães, e equipe técnica da pasta; coordenadora do curso e representante da ETSAL, Tânia Kátia; e as instrutoras da turma: Aglaí Tojal, Klébia dos Santos e Fátima Tavares. Na programação das apresentações, encenação teatral, recitação de poesia e cordel. Este último, com o tema “Entendo a Vigilância em Saúde”, de autoria de Silvio Oliveira, um dos alunos da turma.
O secretário Glifson Magalhães parabenizou e valorizou o desafio abraçado pela turma do curso, que demonstrou interesse e empenho na busca por qualificação profissional, que reflete no trabalho desempenhado no município e na qualidade do atendimento da população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), no município. “Com o curso, a cada dia vocês estão mais preparados e com uma visão mais crítica das suas ações, possibilitando uma melhor contribuição para o processo de trabalho que temos na secretaria e no município”, afirmou.
Segundo Tânia Kátia, o momento é ímpar. Ela justifica a afirmação explicando que o evento reúne importantes atores que, juntos, são capazes de transformar as práticas de saúde. A coordenadora parabenizou o município pela importante representabilidade na área da saúde em Alagoas e no Brasil.
“Sinto-me extremamente honrada em fazer parte dessa história, é o primeiro curso técnico de Vigilância em Saúde na história do Brasil, é a primeira vez que se investe na formação técnica dos trabalhadores da vigilância, com essa formatação de articulação, entre as vigilâncias e a Atenção Básica e Saúde”, declarou a coordenadora.
Temas
Entendo e participando da Vigilância em Saúde de Agravos e Doenças; Aprendendo e partilhando da vigilância do meio ambiente em saúde; Compreendendo e executando a vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse a saúde; e Reconhecendo e compartilhando da vigilância em saúde no ambiente do trabalho.
O Curso
Destinado ao quadro de servidores de nível médio da Secretaria Municipal da Saúde, o curso tem duração de dois anos, com uma programação distribuída em encontros semanais, seguindo os eixos: conhecimento, habilidades, atitudes e valores.
O objetivo é qualificar os trabalhadores das vigilâncias para a análises permanente da situação de saúde da população e consequentemente organização e execução de ações, medidas, procedimentos oportunos e pertinentes ao controle de determinantes, riscos e danos à saúde da população, incluindo abordagens individuais e coletivas referentes aos problemas identificados no território.
“Ao término do curso, os participantes recebem o certificado de técnicos de vigilância em saúde. O objetivo dele é capacitar a turma, ampliando o olhar da sua área de atuação, para desenvolver um atendimento humanizado e comprometido com o aprimoramento dos serviços oferecidos”, explicou Aglaí Tojal, superintendente de Vigilância em Saúde.
(Fotos: Genival Silva)