13 de junho de 2018

Mães parabenizam ações realizadas durante a “Semana 100% Mamãe Bebê”

Lucas Ferreira sss

“Estão todos de parabéns! Conheci a Semana 100% Mamãe Bebê esse ano e fiquei muito feliz por ser convidada e representar a Unidade de Saúde do bairro Bonsucesso”, declarou a dona de casa Zenaide Maria Soares, mãe da pequena Gisele, de apenas 7 meses de vida.

O clima de festa marcou o encerramento da 8ª “Semana 100% Mamãe Bebê”, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), na unidade do Sesc no município. O projeto foi realizado durante o mês de maio, através da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Diversas ações foram executadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Unidades Especializadas, maternidades e Banco de Leite Humano.

Mães, pais, profissionais da área da saúde do município e o secretário Municipal da Saúde, Glifson Magalhães dos Santos, marcaram presença no fechamento do evento que foi bastante elogiado. Glifson Magalhães enalteceu a iniciativa do projeto, que é referência no Estado, e garantiu que a secretaria pretende incentivar e realizar oficinas com temas variados mensalmente.

“Eu acredito que esse é um trabalho diferenciado e não é pelo foco na saúde da mulher e da criança e sim pelo fato de conseguirmos trazê-los para dentro de um círculo virtuoso. Não é em todos os municípios que presenciamos o acompanhamento do pré-natal de forma tão humanizada. É de fato uma relação de amor e a Semana 100% Mamãe Bebê proporciona isso”, destaca Glifson Magalhães. “O projeto está servindo também de capacitação para os nossos servidores. Então, vamos ter a oportunidade de fazer ações assim de maneira permanente”, acrescenta.

Lucas Ferreira IMG_2851

A enfermeira e coordenadora municipal de saúde da criança no município, Lousanny Rocha, agradeceu a presença de todos e falou mais sobre as oficinas. “Esse ano foi bastante revelador. Foi realizada uma metodologia ativa, que faz com que o grupo de gestantes tenha uma maior participação. Então esse encerramento está sendo com experiências que foram praticadas nas unidades de saúde. Uma iniciativa que pode ser multiplicada em todas as outras. Vamos dar continuidade com essas oficinas e temos como parceiro o Sesc, que vem apoiando e abraçou essa causa. Estão todos de parabéns!”, disse a enfermeira.

Além do secretário e dos profissionais de saúde, as vereadores Aurélia Fernandes e Gilvânia Barros prestigiaram o encerramento das atividades da semana.

Oficinas

As mães, pais e profissionais da área da saúde participaram das oficinas de Ultrassom Natural (Pintura Gestacional); Barriga de Gesso; Preparando para o parto (Escalda pés e chá de bênçãos); Cuidados com o bebê (banho, troca de fraldas, cuidados com o cordão umbilical); Musicoterapia; Slingada – Wrap Sling; Artesanato (confecção de capas para caderneta da criança); Pintura de estímulo ao desenvolvimento infantil; e Shantala (relaxa a criança, elimina tensões, bloqueios, insônia e choro sem motivo aparente).

Lucas Ferreira essa