22 de junho de 2018

Leia Mulheres: clube literário debate obra de escritora sobre cenário da Nigéria

chimamanda

Chimamanda Ngozi Adichie conquistou públicos em todo o mundo

Não é só no futebol – sobretudo, na Copa do Mundo – que a Nigéria tem dado um verdadeiro show ultimamente, mas também no campo das letras. Isto se deve à maestria da escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

A badalada nigeriana de 40 anos ganhou notoriedade mundial por livros como “Americanah”, “Meio Sol Amarelo”, “Sejamos Todos Feministas” e “Hibisco Roxo”. É este último que será debatido neste sábado (23) pelo grupo Leia Mulheres Arapiraca.

O encontro será às 15h no auditório da Casa da Cultura, situada na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade. A entrada é franca e mesmo quem não leu o “Hibisco Roxo” pode participar da roda de conversa abertamente.

Em seu enredo, a obra traz o olhar de uma Nigéria sendo abordada de dentro para fora pela adolescente Kambili, tratando de fanatismo, violência, repressão e descobertas acerca da vida.

Há uma relação abusiva do pai da personagem, que quer que a todo custo todos sigam os seus preceitos religiosos, o cristianismo (sendo o patriarcado um traço claro dessa doutrina que invadiu a África).

O livro a ser lido e discutido no mês de julho será o clássico “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf.