Grupo de Educação em Saúde orienta alunos da zona rural sobre riscos dos fogos de artifício
Durante este mês de junho, a Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde na Escola, realizará palestras de prevenção de acidentes com fogos de artifício e fogueiras nas escolas públicas e particulares do município de Arapiraca. Alunos do Colégio Êxito e da Escola de Educação Básica Adolfo Bezerra já foram alertados e nesta quarta-feira (06) foi a vez dos estudantes da Manoel João da Silva, no povoado Carrasco, na zona rural.
A escola de tempo integral de ensino fundamental atende cerca de 400 crianças, divididas em 20 turmas, e os profissionais do Grupo de Educação em Saúde da Promoção à Saúde foram os responsáveis por falar para eles sobre os riscos a que toda a população está sujeita nesta época do ano.
Colocar uma proteção de areia antes de montar a fogueira em qualquer superfície, seja calçamento ou asfalto; quando o fogos falhar não tentar acender de novo; não colocar fogos no bolso; e quando se queimar, e essa queimadura for de 1º ou 2º grau, colocar apenas água corrente, foram algumas das orientações passadas pela coordenadora do Gesps, Valdenice Vieira.
“Não existe nenhuma receita caseira para queimaduras”, alertou Valdenice. “Caso a queimadura seja mais grave, a vítima deve colocar um pano limpo ou papel alumínio por cima da superfície atingida e se dirigir imediatamente para a Unidade de Emergência do Agreste, na AL-220”, orientou.
Entre outros alertas, o Grupo de Educação em Saúde também destacou o cuidado com animais. “Eles ficam nervosos nessa época do ano e alguns adoecem, então é importante ter essa preocupação e procurar soltar fogos mais barulhentos em lugares afastados”, disse. Valdenice completou que também é necessário ter uma atenção especial com os idosos, gestantes e pessoas alérgicas.
“Brincar com segurança, responsabilidade e perto de um adulto são pré-requisitos não só para o São João, como para qualquer época do ano”, finalizou a coordenadora do Grupo de Educação em Saúde da Promoção à Saúde.