Em Arapiraca, MinC oferece capacitação para inscrições ao Prêmio Culturas Populares 2018
Arapiraquenses receberam, na tarde desta sexta-feira (01), uma oficina gratuita do Ministério da Cultura (MinC) para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Edital Culturas Populares. O encontro aconteceu no Sesc Arapiraca.
Na oportunidade, o representante e jornalista do MinC, Daniel Lacerda, tirou dúvidas, apresentou o edital e orientou como devem ser feitas as inscrições. “É importante detalhar tudo no edital, principalmente nos registros antigos. O participante deve especificar todos os vídeos e fotos”, orientou.
“Quem tiver algo a desenvolver não pode participar, apenas quem já vem desenvolvendo alguma contribuição para a cultura pode se inscrever. É relevante salientar que quem recebeu o prêmio em 2017 não pode concorrer esse ano”, acrescenta Daniel Lacerda.
Presente na capacitação, o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), Silvestre Rizzatto, destacou a importância do prêmio para o município. “A importância da participação do artista e dos grupos de arte popular no edital é justamente o reconhecimento do trabalho feito nas comunidades e ao longo do tempo. Acredito que o município, através da secretaria, deve implantar o fomento para as pessoas saberem elaborar projetos e participarem de vários editais que são abertos no Brasil todo”, salienta o secretário.
O Prêmio
O 6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados, concedida pelo MinC desde 2007. Serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, boi de mamão, entre outras.
Na edição 2018 do Edital, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, pelo sistema Salic, ou via postal.
O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de Grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).
Neste ano, a homenageada foi a cantora Selma do Coco, que morreu em 2015. A artista nasceu em 1929, em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, e se constituiu uma das principais referências do gênero musical nordestino Coco no país, ganhando reconhecimento internacional. Apesar de nascer nos anos 1920, somente em 1995 gravou o primeiro disco, Coco de Roda, elogio da festa. Em 1998, recebeu o Prêmio Sharp, hoje conhecido como Prêmio da Música Brasileira.
Caso haja dúvidas, o participante pode entrar em contato com o MinC, através do WhatsApp (061) 99962-8077.
(Fotos de Lucas Ferreira)