Comissão eleitoral avalia planos de gestão dos candidatos a diretores escolares
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, deu início nesta quinta-feira (14), a mais uma etapa do processo eleitoral para diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Nesta fase do processo, os candidatos terão de apresentar suas plataformas e planos de gestão a uma comissão formada por professores universitários, composta pela docente Sofia Lerche, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Angela Marques e Juracilene Ramos, ambas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
De acordo com a presidente da Comissão Especial Eleitoral, Nadja Azevedo, o objetivo é fazer com que os candidatos a gestores possam refletir a cerca das propostas e conhecimentos pedagógicos, administrativos e financeiros que envolvem a gestão escolar.
Ainda segundo ela, até a próxima terça-feira (19) pouco mais de 50 candidatos aos cargos de diretores estarão sendo ouvidos pela comissão avaliativa do processo eleitoral de gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Confira abaixo o cronograma completo do processo eleitoral:
Data |
Atividade |
8 e 9 de maio |
Constituição das comissões educacionais nas instituições de ensino da Rede Municipal |
17 de maio |
Orientação às comissões educacionais quanto ao processo eleitoral |
22 e 23 de maio |
Inscrição dos pré-candidatos a diretores e vice-diretores |
28 a 30 de maio |
Formação inicia para pré-candidatos a diretores e vice-diretores escolares |
4 de junho |
Entrega de certificação de participação na formação inicial para pré-candidatos a diretor e vice-diretor das instituições de ensino da Rede Municipal |
4 a 6 de junho |
Inscrição dos candidatos a diretores e vice-diretores |
8 a 11 de junho |
Homologações das candidaturas pela Comissão Especial Central |
11 de junho |
Resultado das homologações das candidaturas e sua respectiva divulgação nas instituições de ensino |
12 de junho |
Recursos para candidaturas indeferidas (Até às 17h) |
13 de junho |
Resultado dos recursos apresentados |
14, 15, 18 e 19 de junho |
Apresentação dos planos de gestão pelos candidatos à Comissão de Avaliação para aprovação |
20 a 22 de junho |
Apresentação do plano de gestão à comunidade escolar |
21 de junho |
Homologação e divulgação da lista de votantes por segmento nos murais das instituições de ensino |
26 de junho |
Eleição |
27 de junho |
Divulgação do resultado da eleição nos murais das instituições de ensino |
27 de junho |
Entrada de recursos contra a votação e/ou apuração (Até às 17h) |
28 de junho |
Divulgação dos resultados de recursos contra a votação e/ou apuração |
28 de junho |
Encaminhamento do resultado final à Comissão Especial Central |