Arapiraca sedia Encontro da Rede de Atenção Psicossocial e Mental para 2ª macrorregião de saúde
(Fotos: Genival Silva)
No Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), Arapiraca sedia o II Encontro para municípios integrantes da 2ª macrorregião de saúde, com o tema “Território – local do cuidado para o usuário de álcool e outras drogas”.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, através da Rede de Atenção Psicossocial e Mental da Secretaria Municipal de Saúde, está acontecendo no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, durante todo o dia desta terça feira (26).
“A proposta do seminário é discutir a rede de atenção psicossocial, com ênfase na questão do álcool e outras drogas, qualificar os profissionais e avaliar como estamos trabalhando nos Caps AD, unidades de acolhimento e leitos de saúde mental”, explicou Rosa Augusta Melo, técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP).
Na abertura do evento, representando o prefeito Rogério Teófilo, o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, parabenizou os presentes e destacou a importância das parcerias entre os municípios para fortalecer a rede psicossocial no Estado de Alagoas. “Considero fundamental o processo que estamos tratando aqui: integração formação continuada e compartilhamento de informação”, afirmou Glifson Magalhães.
Programação
A programação do evento, segundo Edna Veríssimo, Coordenadora de Saúde Mental de Arapiraca, foi construída com o objetivo de discutir e socializar as ações que estão sendo desenvolvidas nos territórios da 2ª macrorregião de saúde. Entre os temas abordados: A contextualização do cuidado do usuário de álcool e outras drogas no território; Práticas de cuidado no meu município com pessoas usuárias de álcool e outras drogas; e Experiências em CAPS I.
Após as apresentações, a formação de mesa redonda com a temática “Situação de crise de usuários de álcool e outras drogas – RAPS X internamento involuntário”, com a participação do defensor público de Arapiraca, Marcos Antônio da Silva Freire, o professor curso de enfermagem da UFAL, Dr. Jarbas Ribeiro de Oliveira, e a médica psiquiatra do Caps Irmã Leontia, de Santana do Ipanema, Luciana Aparecida de Andrade.