25 de maio de 2018

UBS mobiliza comunidade e arrecada recipientes para Banco de Leite Humano

IMG_0748

Sônia Maria, bióloga do BLH, recebe doação arrecadada pela UBS da Canafístula

A importância da doação de leite materno é um dos temas abordados na programação da Semana 100% Mamãe e Bebê nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), organizada pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

E nesta quinta-feira (24) não foi diferente, o assunto foi discutido com um grupo de gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Canafístula, em encontro promovido na Associação Vicentino. As futuras mamães também receberam orientações sobre a campanha de doação de frascos de vidro para o armazenamento do leite materno doado ao Banco de Leite Humano (BLH).

IMG_0742

Suelen Keity, mãe de José Bernardo, é doadora de leite materno pela segunda vez

Todos podem colaborar com o BLH. Além da doação de leite materno,  a unidade necessita de frascos de vidro com tampas plásticas, a exemplo dos de maionese ou café solúvel, que são os tipos apropriados e utilizados para a coleta e armazenamento do leite doado. “Arrecadar embalagens adequadas para a doação é um ponto sensível do Banco de Leite, que possibilita aumentar a capacidade operacional”, informou Thayane Lopes, enfermeira do BLH Ivete França Lima.

Entendendo a necessidade e a importância da aquisição dos recipientes no processo de doação do leite materno, o enfermeiro Evandro Melo explicou que a UBS realizou campanha de sensibilização com a comunidade do bairro. A quantidade arrecadada foi entregue a representantes do BLH,  na programação da Semana 100% Mamãe Bebê, na presença de equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de Lousanny Caires, coordenadora da Saúde da Criança. 

IMG_0767

Educadora Física do Nasf ensina exercícios de fortalecimento pélvico para gestantes

Atividades

Entre as atividades preparadas para as gestantes, massagem relaxante, exercício de fortalecimento pélvico, auriculoterapia e bate-papo com profissionais do BLH e da própria UBS, a exemplo de enfermeiros, dentistas, agente de saúde e educadora física do Núcleo de Saúde da Família (Nasf). Entre os temas, doação de leite humano e recipientes, serviço do BLH, pré-natal odontológico e exercícios físicos na gestação.

Elaine Amara Barbosa, grávida de 7 meses,  estava entre as gestantes. Ela afirmou ter gostado do que foi preparado para o grupo, principalmente das novas informações que recebeu e experiências que participou. “Aprendi coisas novas e ainda volto para casa mais relaxada, depois da massagem relaxante e da técnica da auriculoterapia, que eu nem conhecia”, afirmou.  

IMG_0781

Elaine Amara experimenta, pela primeira vez, técnica de auriculoterapia, ministrada pela enfermeira Fernanda Barros 

(Fotos: Samuel Alves)