UBS mobiliza comunidade e arrecada recipientes para Banco de Leite Humano
Sônia Maria, bióloga do BLH, recebe doação arrecadada pela UBS da Canafístula
A importância da doação de leite materno é um dos temas abordados na programação da Semana 100% Mamãe e Bebê nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), organizada pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.
E nesta quinta-feira (24) não foi diferente, o assunto foi discutido com um grupo de gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Canafístula, em encontro promovido na Associação Vicentino. As futuras mamães também receberam orientações sobre a campanha de doação de frascos de vidro para o armazenamento do leite materno doado ao Banco de Leite Humano (BLH).
Suelen Keity, mãe de José Bernardo, é doadora de leite materno pela segunda vez
Todos podem colaborar com o BLH. Além da doação de leite materno, a unidade necessita de frascos de vidro com tampas plásticas, a exemplo dos de maionese ou café solúvel, que são os tipos apropriados e utilizados para a coleta e armazenamento do leite doado. “Arrecadar embalagens adequadas para a doação é um ponto sensível do Banco de Leite, que possibilita aumentar a capacidade operacional”, informou Thayane Lopes, enfermeira do BLH Ivete França Lima.
Entendendo a necessidade e a importância da aquisição dos recipientes no processo de doação do leite materno, o enfermeiro Evandro Melo explicou que a UBS realizou campanha de sensibilização com a comunidade do bairro. A quantidade arrecadada foi entregue a representantes do BLH, na programação da Semana 100% Mamãe Bebê, na presença de equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de Lousanny Caires, coordenadora da Saúde da Criança.
Educadora Física do Nasf ensina exercícios de fortalecimento pélvico para gestantes
Atividades
Entre as atividades preparadas para as gestantes, massagem relaxante, exercício de fortalecimento pélvico, auriculoterapia e bate-papo com profissionais do BLH e da própria UBS, a exemplo de enfermeiros, dentistas, agente de saúde e educadora física do Núcleo de Saúde da Família (Nasf). Entre os temas, doação de leite humano e recipientes, serviço do BLH, pré-natal odontológico e exercícios físicos na gestação.
Elaine Amara Barbosa, grávida de 7 meses, estava entre as gestantes. Ela afirmou ter gostado do que foi preparado para o grupo, principalmente das novas informações que recebeu e experiências que participou. “Aprendi coisas novas e ainda volto para casa mais relaxada, depois da massagem relaxante e da técnica da auriculoterapia, que eu nem conhecia”, afirmou.
Elaine Amara experimenta, pela primeira vez, técnica de auriculoterapia, ministrada pela enfermeira Fernanda Barros
(Fotos: Samuel Alves)